Rio - A derrota histórica do Uruguai para a Venezuela (2 a 0) não só beneficiou o Brasil, mas também a Colômbia. Tudo porque a seleção celeste é adversária direta destas duas equipes, e o vexame em Maracaibo deixou os dois concorrentes mais tranqüilos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Assim, uma vitória da Colômbia sobre o Peru, nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), em Bogotá, fará com que a equipe volte a ficar entre os cinco primeiros colocados da competição.
Com 19 pontos, a seleção colombiana ultrapassará o Uruguai em um ponto, caso faça o seu papel e supere o Peru dentro de casa. Com isso, a equipe do técnico Francisco Maturana ocuparia a quinta colocação, no limite para conseguir uma vaga para a Copa. Se mantiver esta posição ao fim das Eliminatórias, a Colômbia disputará uma repescagem contra a Austrália, campeã da Oceania, em dois jogos.
Ao contrário do adversário, o Peru não faz uma boa campanha nas Eliminatórias e ocupa a antepenúltima colocação, com 12 pontos. Mesmo assim, a equipe ainda alimenta esperanças de conquistar uma vaga para a Copa no Japão e na Coréia do Sul. Pensando nisso, o técnico Julio Cesar Uribe procurou motivar os seus comandados e deposita suas fichas no atacante Pizarro, para surpreender os colombianos e voltar para a casa com um resultado positivo.