Buenos Aires - Com a participação de dez seleções do continente começará na quinta-feira, na província de Neuquén (Patagonia), Argentina, a Copa América de Basquete, torneio classificatório para o Campeonato Mundial de Basquete de 2002, que será disputado em Indianápolis (EUA).
A competição se encerrará no dia 26 de agosto, e as equipes participantes serão: Canadá, Ilhas Virgens, México, Panamá e Porto Rico, pelo Grupo A; Argentina, Brasil, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela, pelo Grupo B.
O torneio, que também é chamado de Pré-Mundial, distribuirá cinco vagas para o Mundial-2002. Se os Estados Unidos (país sede) se classificarem entre os cinco primeiros, o sexto colocado na classificação final também obterá o direito de disputar o Mundial.
Os quatro primeiros colocados de cada grupo passarão para a segunda fase, levando a pontuação obtida na primeira fase, e enfrentarão os classificados do outro grupo. Ao fim desta etapa, serão definidos os confrontos para a disputa da primeira, terceira, quinta e sétima posições.
Entre as seleções favoritas para o título da competição estão Argentina, Canadá e Porto Rico. A Argentina confia em seu forte elenco, que conseguiu ótimos resultados nos amistosos prévios, como a vitória obtida no último domingo sobre a Lituânia (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000) por 67-56.
A equipe contará com jogadores de bom desempenho no exterior, como Rubén Wolkowyski (Dallas Mavericks - NBA), Juan Ignacio 'Pepe' Sánchez (Philadelphia 76ers - NBA) e Emanuel Ginóbili (Kinder Bologna - Itália, campeão da Euroliga).
O Canadá tentará fazer prevalecer o bom momento de seus jogadores que atuam na NBA: Steve Nash (titular do Dallas Mavericks) e Todd MacCulloch (New Jersey Nets). A seleção canadense obteve excelentes resultados nas últimas competições.
Por outro lado, Porto Rico passa por uma mudança de geração. A equipe conta com o veterano José 'Piculín' Ortiz e com o pivô Daniel Santiago, jogador do Phoenix Suns (NBA).
Os Estados Unidos, já classificados para o Mundial, disputarão o torneio com uma equipe universitária, com jogadores de menos de 20 anos, quase sem experiência internacional.
Outros dois representantes da NBA jogam na seleção das Ilhas Virgens: Raja Bell (Philadelphia 76ers.) e David Vanterpool (Washington Wizards).
Além dos países mencionados, deve-se prestar atenção no Brasil, que disputará o torneio com uma equipe renovada, e na Venezuela, que terá um time experiente, que terá como principal figura Carl Herrera (ex-campeão da NBA pelo Houston Rockets).
A competição será realizada no ginásio Ruca Ché, com capacidade para 4.700 espectadores e que foi reformado especialmente para o torneio.
O programa da rodada inaugural, que começará às 14H00 (horário de Brasília) inclui as seguintes partidas:
- Grupo A:
Canadá - Ilhas Virgens (14H00)
Porto Rico - Panamá (16H00)
- Grupo B:
Estados Unidos - Brasil (20H00)
Argentina - Uruguai (22H00)
- O italiano Giancarlo Fisichella está analisando uma oferta da Jordan para 2002, informou na quarta-feira o empresário do piloto, Gianpaolo Matteucci.
Matteuci disse que a Bennetton-Renault propôs um contrato de mais um ano a Fisichella, mas a Jordan também está interessada no piloto.
De acordo com o empresário, Fisichella também está negociando com a Arrows. No entanto, nada está certo.
``Nós recebemos uma boa proposta da Jordan'', disse Matteucci. ``Mas nós vamos esperar até a meia-noite de quinta-feira, porque este foi o acordo da Benetton''.
Segundo Matteucci, ``Giancarlo está muito feliz com o convite da Benetton porque nós os conhecemos muito bem e temos uma forte ligação com eles, mas a Renault está oferecendo somente um ano''.
``Durante o circuito da Hungria, nós vamos conversar e, com certeza, esse será um fim de semana importante'', concluiu o empresário.