Os Jogos Pan-Americanos de 2003 serão mesmo em Santo Domingo, capital da República Dominicana. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, pelo presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), o mexicano Mário Vasquez Raña, durante assembléia da entidade. Devido ao atraso das obras, até o início da semana ainda havia dúvidas quanto às possibilidades da cidade receber a competição. No entanto, uma reunião com o presidente do país, Hipólito Mejía, selou a decisão da Odepa.
"O presidente me garantiu que quer fazer dos Jogos Pan-Americanos de 2003 a grande obra de seu governo. Eu confio nele", justificou Vasquez Raña.
O Comitê Organizador de Santo Domingo já iniciou a corrida contra o tempo, embora boa parte das instalações esportivas ainda seja um monte de terra revirada. No caso da Vila Pan-Americana, algumas casas já estão construídas, mas os dominicanos terão de correr com as obras para finalizar o projeto nos próximos dois anos. Graças ao calor, que somado à umidade produz uma sensação térmica próxima aos 40 graus em agosto, a Odepa resolveu adiar o início da competição para outubro ou novembro de 2003. Vasquez Raña garante que a decisão não foi uma forma de dar mais tempo para a conclusão das obras.
"O problema foi mesmo o calor. Temos de oferecer as melhores condições possíveis aos atletas e, neste caso, não temos como exigir do Comitê Organizador ar-condicionado nas residências, o que encareceria demais o projeto. A solução foi adiar por dois ou três meses, quando o calor já deverá ser menor", disse.
Com isso, a Odepa também espera fugir da sobreposição de datas com campeonatos mundiais importantes, como, por exemplo, os de natação, judô e atletismo. A entidade decidiu também que os esportes não olímpicos poderão continuar fazendo parte do programa do Pan, desde que as Federações Internacionais de cada modalidade arquem com os custos de sua realização, caso de boliche, hóquei sobre patins, raquetebol, squash, karatê, pelota basca e esqui-aquático.
Sobre a presença do futebol em Santo Domingo, o presidente da Odepa disse que pretende se reunir com a Conmebol e a Concacaf para resolver a questão.
"Estou seguindo uma recomendação do presidente da FIFA, Joseph Blatter. O futebol é um esporte muito popular e o queremos nos Jogos Pan-Americanos. Vamos buscar uma solução", afirmou o cartola.
Vasquez Raña confirmou que três cidades se manifestaram oficialmente para concorrer à sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007: Rio de Janeiro, Guadalajara (México) e San Antonio (Texas). A primeira apresentação das candidaturas será realizada nesta quinta-feira, dia 16. A apresentação do Rio será feita pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; pelo Secretário de Esporte e Lazer da Cidade do Rio de Janeiro, Ruy Cezar Reis; pelo representante do Comit6e de Candidatura, Carlos Roberto Osório; e pelo chefe das missões olímpica e pan-americana, Marcus Vinicius Freire.