São Pualo – O brasileiro Gustavo Kuerten derrotou, de virada em um jogo dramático, o britânico Tim Henman na noite desta sexta-feira e se classificou para as semifinais do Torneio de Indianápolis (Indiana, Estados Unidos). As parciais foram de 3/6, 6/1 e 7/5 após 2h05min. No último set, Guga salvou quatro match-points.
Neste sábado, às 21h, com acompanhamento online do Terra Esportes, Guga terá pela frente o croata Goran Ivanisevic, campeão do Torneio de Wimbledon. A outra semifinal será entre o australiano Patrick Rafter e o russo Marat Safin.
Guga leva ampla vantagem no duelo contra Ivanisevic. Em cinco confrontos, foram quatro vitórias do brasileiro. A última na semana passada, no Masters Series de Cincinnati, quando o número 1 do mundo massacrou o croata em dois sets.
Pela classificação às semifinais em Indianápolis, Guga, atual campeão do torneio, já garantiu prêmio de US$ 31,9 mil. Mesmo que o brasileiro perca, não irá se ultrapassado na liderança dos dois rankings mundiais do tênis.
Na partida desta sexta-feira, Henman mostrou mais eficiência no saque no primeiro set. Confirmou seu serviço com facilidade e pressionou o número 1 do mundo na hora de Guga sacar. A estratégia deu resultado e, com uma quebra no oitavo game, o britânico fechou o set em 29min.
No segundo set, Guga voltou bem melhor. Conseguiu maior aproveitamento no primeiro saque e passou a arriscar mais nos games de serviço de Henman. Dominou o jogo e definiu o set em 27min.
No intervalo antes do set decisivo, o nariz de Guga apresentou sangramento. Ele colocou gelo no local por alguns instantes e voltou para partida.
Aparentemente o problema não afetou Guga no começo do set. Logo no primeiro game ele teve chance de quebrar o serviço de Henman, mas não aproveitou. O britânico ganhou moral e quebrou o saque do brasileiro na seqüência. Guga conseguiu a reação, mas quando sacava em 4-5 viveu seu pior momento no jogo. Henman teve quatro chances de definir a partida, mas não conseguiu. Se abateu e acabou facilitando as coisas para Guga na seqüência.