Rio - Tande, que forma dupla de vôlei de praia com Emanuel, não vai ao Jogos da Amizade. Devido a um sério problema de saúde com sua mãe, o jogador decidiu por não seguir para Brisbane, na Austrália, onde será realizada a competição, entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro. Emanuel vai representar o Brasil no torneio jogando ao lado de Pará.
Tande explicou que não conseguiria jogar na Austrália pensando nos acontecimentos no Brasil. "Infelizmente estou enfrentando um problema de saúde com a minha mãe e não gostaria de me ausentar do país agora. Mas vou ficar torcendo pelo Emanuel e pelo Pará", disse Tande.
Emanuel disse que confia no talento de Pará e que tentará de tudo para conseguir a medalha de ouro. "Quero trazer essa medalha para o Tande porque suamos, treinamos forte e nos quebramos durante dois meses na Europa para poder chegar em Brisbane numa boa situação e, por uma infelicidade, por conta de um grave problema de saúde, ele não poderá ir", explicou o jogador.
Pará, que venceu o Jogos Amizade em 1997 jogando ao lado de Guilherme, disse que vai tentar trazer uma medalha. "Para mim é uma grande oportunidade e espero ajudar o Emanuel para que a gente traga um bom resultado de Brisbane. Não queria estar indo nessas circunstâncias, mas vamos fazer de tudo para dar uma alegria para o Tande".
Tande e Emanuel são líderes do Circuito Mundial 2001 com 2.938 pontos. Faltam apenas dois torneios e a dupla só precisa de mais 477 pontos para ficar com o título da temporada.