Rio - Gustavo Kuerten dará início à sua quinta participação no US Open, enfrentando o tcheco Daniel Vacek, nº 765 do ranking mundial. A data da partida ainda não foi definida pela organização do torneio, último Grand Slam da temporada.
“Para mim, os primeiros jogos são muito importantes. Através deles é que eu vou pegando ritmo na competição”, explicou Guga.
O único confronto entre o brasileiro e o tcheco foi em 1997, durante o ATP Tour de Moscou. A vitória foi de Vacek, por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-4. “Quero entrar em quadra tranqüilo, sem pensar em favoritismo. Ano passado, também cheguei aqui com boas expectativas, jogando o meu melhor tênis e perdi na primeira rodada”, lembrou Guga, referindo-se à derrota para o australiano Wayne Arthurs.
A melhor participação de Gustavo Kuerten na competição foi em 1999, quando chegou às quartas-de-final. Na ocasião, Guga foi eliminado em quatro sets pelo francês Cedric Pioline. “Apesar de ter perdido, aquela partida é uma das melhores lembranças que tenho do US Open e de um jogo de tênis. Nunca vou esquecer daquele ponto em que eu dei uma bola incrível e ele deu outra mais incrível ainda. Cruzei a rede para apertar a mão dele, para dizer parabéns no meio do jogo, e acho que na hora ele não entendeu muito bem o que estava acontecendo”.