Rio - Fernando Scherer embarca nesta sexta-feira para Brisbane, na Austrália. O nadador vai disputar a prova dos 50m livre e será o único representante da natação brasileira nos Goodwill Games (Jogos da Amizade) - Gustavo Borges, Rogério Romero, Luiz Lima, Alexandre Massura e Nayara Ribeiro foram convidados, mas desistiram da disputa.
“Voltei a treinar há seis semanas, já competi duas vezes aqui nos Estados Unidos e me saí bem. Decidi usar os Goodwill Games para voltar aos grandes campeonatos e treinar para o Campeonato Brasileiro em Piscina Curta, que será realizado no fim do ano e servirá como seletiva para o Mundial da distância. Acredito que consiga um bom desempenho em Brisbane”, afirmou.
Scherer acredita que os resultados nos 50m livre não devem ser muito diferentes dos obtidos durante o Mundial de Fukuoka, em julho. “Pelo que vi, o nível dos 50m livre não subiu muito. O meu tempo dos Goodwill Games de 1998, 22s18, ainda é terceiro lugar. Isso me mostrou que, caso eu consiga repetir e melhorar um pouco minha melhor marca até 2004, ainda tenho chances de brigar por medalha nas Olimpíadas”.
Os Goodwill Games acontecem de quatro em quatro anos. A edição de 2001 reunirá os melhores nadadores americanos, australianos, uma seleção de europeus (European All-Stars) e uma seleção de atletas de outras nações (World All-Stars), que competem através de convite. A natação promete ser um dos pontos altos do campeonato, tanto que a organização dos jogos destinou mais de US$ 500 mil em prêmios apenas para os nadadores. Serão 92 homens e 92 mulheres, em 38 provas.
Na última versão do torneio, em 1998, Gustavo Borges, Fernando Scherer e Luiz Lima foram os três brasileiros convidados. Gustavo decidiu não participar, mas Fernando Scherer, em excelente forma, nadou. A disputa aconteceu em Nova York, no mês de julho, e Xuxa conseguiu as marcas que são até hoje recordes brasileiros e sul-americanos nos 50m, 22s18, e 100m livre, 48s69. Scherer foi medalha de ouro nos 50m e 4x100m livre e prata nos 100m livre.
Com o resultado, passou a ocupar o topo do ranking mundial nos 50m e 100m livre e a ser o detentor da quarta melhor marca da história dos 100m livre. Graças ao desempenho nos Goodwill Games, Fernando Scherer ainda faturou o título de melhor nadador do ano, em concurso promovido pelo site "Swiminfo".