Rio - O Brasil enfrenta o Canadá nesta sexta-feira, às 20h, no encerramento da fase de classificação da 4ª Copa América de Basquete. A última vitória brasileira no confronto foi em 1997. A partida, válida pela Copa América do Uruguai, terminou em 94 a 82. Em 1999, as duas equipes voltaram a se encontrar, desta vez pelo Torneio Pré-Olímpico, em Porto Rico. O Canadá se recuperou da derrota e venceu por 97 a 75.
“Eles atuam tanto no contra-ataque, como cadenciando o jogo. Nossa chance para vencê-los é impor o nosso ritmo desde o início, com muita velocidade porque somos mais rápidos”, explicou o pivô Sandro.
Os destaques do time canadense são dois jogadores que atuam na NBA: o armador Steve Nash e o pivô Todd McCulloch. “Joguei contra o Canadá no ano pass6ado e pelo que vi, eles não estão com a força máxima. Podemos ganhar e ir para a final da competição. O jogo deles é baseado no Steve Nash, enquanto o nosso forte é o conjunto. Vamos enfrentar a individualidade deles com uma marcação forte e rapidez no contra-ataque”, comentou o ala Márcio.
A Copa América de Basquete está sendo disputada em Neuquén, na Argentina. A competição classifica cinco equipes para o Campeonato Mundial de 2002, que será realizado em Indianápolis, nos Estados Unidos.
Brasil
4. Marcelinho; 5. Alex; 6. Vanderlei; 7. Tiagão; 8. Sandro Varejão; 9.Demétrius; 10. Helinho; 11. Estevam; 12. Guilherme; 13. Nenê; 14. Anderson; 15. Márcio
Técnico: Hélio Rubens