São Paulo - A inexperiência e a irregularidade foram fatais para a seleção brasileira masculina de basquete na derrota para a Argentina (78-59) na final da Copa América, segundo o técnico da equipe, Hélio Rubens.
"A inexperiência foi clara na final. Tínhamos como objetivo a classificação para o Mundial e conseguimos. Mas a irregularidade, principalmente na partida contra a Argentina, foi fatal. Estamos lutando, mas acredito que ainda vamos ter que viver muito com essa irregularidade”, disse Rubens.
Na partida final, contra os argentinos, a seleção brasileira demorou seis minutos para marcar sua primeira cesta, e em todo o primeiro quarto marcou apenas seis pontos. A equipe argentina chegou a abrir uma vantagem de 33 pontos sobre o Brasil.
"Tem que se destacar também que os argentinos jogaram muito bem. Eles fizeram um trabalho de renovação há 12 anos, e estão colhendo agora os frutos. Para os argentinos, esta equipe é uma espécie de 'Dream Team' (equipe dos sonhos), e estão num bom nível", disse o treinador após desembarque em São Paulo nesta segunda-feira.
A saída para a recuperação do basquete brasileiro, acrescentou Rubens, é insistir no intercâmbio internacional. "Nossa solução é ter mais intercâmbio internacional, continuar com o trabalho de popularização do basquete e promover mais a interação entre árbitros, técnicos, jogadores, clubes e a Confederação", apontou.