Lima - A única coisa que separa o corredor francês Surge Girard das praias do Rio de Janeiro é uma cadeia de montanhas, uma floresta cheia de cobras e jacarés e 20 pares de tênis.
Girard, um ex-corretor de seguros que disse querer tornar-se a primeira pessoa a correr cinco continentes, deixa Lima nesta semana para ir ao Rio de Janeiro em uma rota que passa por três países, inclui escaladas nos Andes e travessias na maior floresta tropical do mundo.
Magro, bronzeado e pai de três filhos, deixou um emprego como consultor financeiro da seguradora francesa Assurances Generales de France de quatro anos para celebrar sua aventura. Seu primeiro patrão é agora seu principal patrocinador.
``Eu precisava provar a mim mesmo. Este é meu objetivo: atravessar cinco continentes'', disse Girard, que vem correndo por 18 anos e já atravessou os Estados Unidos duas vezes e uma vez a Austrália.
Ele completará 48 anos durante os 6 mil quilômetros de corrida pela América do Sul, que ele espera completar em 75 dias. Girard disse que planeja correr mais de 80 quilômetros -- ou oito horas -- por dia, o equivalente a quase duas maratonas, pelo Peru, Bolívia e Brasil. No total, serão mais de 8 milhões de passos.
Mas ele diz nunca ficar entediado quando está correndo. ``Eu penso sobre o meu passado. ...Eu vejo minha vida passo a passo. Nós ficamos desligados do mundo e eu adoro isso'', ele disse. Para a viagem, ele afirmou que levará 20 pares de sapatos, 40 pares de meias, 500 barras de cereal e um litro de óleo para massagem.
Cruzar os Andes -- que ele irá percorrer na altitude máxima de 4.846 metros no segundo dia da corrida -- será um dos seus maiores desafios. Outro obstáculo será proteger-se de animais selvagens como jacarés e aranhas gigantes na Amazônia, algumas áreas não têm estradas e onde as temperaturas podem chegar a 50 graus centígrados.
Depois da corrida da América do Sul, ele disse planejar unir Europa e a Ásia. ``Quando eu terminar este continente talvez eu encontrarei outro alvo -- talvez a Lua,'' declarou Girard, que uma vez correu 1.600 quilômetros numa estrada na França, que durou 16 dias.
De Lima, Girard será acompanhado por um time de sete pessoas, incluindo sua esposa, e uma equipe de câmaras, médicos e um cozinheiro.