São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten assegurou de forma dramática na madrugada desta segunda-feira sua classificação para as oitavas-de-final do US Open. Depois de estar perdendo por 2 a 0, Guga derrotou o bielo-russo Max Mirny, que ganhou o apelido de ‘Besta’ por seu 1,95 m de altura e saque potente, com parciais de 6/7 (5), 5/7, 7/6 (5), 7/6 (3) e 6/2 após 3h32min. Agora, Guga deve voltar à quadra na terça-feira.
Vai encarar, em horário a ser definido pelos organizadores da competição disputada nas quadras do complexo de Flushing Meadows apenas nesta segunda-feira, o espanhol Albert Costa, 41º colocado na Corrida dos Campeões, que, pouco antes, derrotara o croata Goran Ivanisevic, campeão de Wimbledon, em três sets. As parciais foram de 6/4, 7/6 (4) e 7/6 (2).
Costa, que assim como Guga é um especialista em quadras de saibro mas não tem os mesmos resultados do brasileiro em pisos rápidos como os do US Open, é um velho freguês do tenista número 1 do mundo. Eles já se enfrentaram seis vezes no circuito profissional com cinco vitórias para o catarinense.
A única vitória do espanhol foi justamente no primeiro confronto entre eles. No Torneio de San Marino, em 96, marcou um duplo 6/3. No ano seguinte, quando Guga venceu em Roland Garros, cruzou com Costa no Torneio de Viena e venceu com parciais de 7/5, 3/6 e 7/6.
Em 98, o brasileiro marcou 7/5 e 6/0 no Torneio de Stuttgart. No ano seguinte, na mesma competição, Guga levou por 3/6, 7/5 e 6/3. Em 2000, os tenistas se enfrentara duas vezes. No Aberto de Roma, as parciais fora de 6/4 e 7/5. No Aberto de Paris, 6/4 e 7/6.
Contra Mirnyi, Guga deu a impressão de que poderia definir o jogo com facilidade. Logo no primeiro game teve oportunidade de quebrar o serviço do bielo-russo. Não conseguiu e se complicou. Por duas vezes foi o brasileiro que ficou sob pressão no saque. Chegou a salvar dois set points. A definição acabou sendo no tie-break com vitória da ‘Besta’ por 7 a 5. O set durou 48min.
No segundo set, os tenistas foram confirmando seus serviços com facilidades até o nono game. Mirnyi salvou um set point no décimo e, na seqüência conseguiu impor a primeira quebra de saque da partida. Depois, só confirmou seu serviço fechando o set em 7 a 5 após 36min.
No terceiro, os tenistas seguiram confirmando os saques com facilidades no começo. O final, no entanto, foi dramático. No décimo game, Guga teve quatro set points. Mas os desperdiçou. Chegou até a se irritar com a arbitragem na marcação de um ponto e atirou a raquete no chão. No décimo segundo game, o bielo-russo voltou a ganhar no sufoco. Salvou mais três set points. No tie-break, Mirnyi salvou mais um set point até que Guga, com uma devolução mortal, forçou a realização do quatro set. O terceiro durou 56 minutos.
No quarto, os tenistas pareceram desinteressados nos primeiros games. Foram confirmando os saques com facilidade até o tie-break, o terceiro da partida. Guga se impôs marcando 7 a 5 após 40 minutos.
No set decisivo, Guga conseguiu no quarto game a primeira quebra de serviço de Mirnyi em toda partida. Depois de 25 games vencidos no saque, o bielo-russo sucumbiu e não teve mais força para reagir.