Rio - Agora são seis os tenistas brasileiros, de até 21 anos, que terão chance de buscar uma vaga para disputar a chave principal do Brasil Open, torneio promovido pela ATP e que será realizado na Costa do Sauípe. Eles vão disputar o pré-qualifying que acontece nos próximos dias 6 e 7. Os tenistas foram confirmados nesta segunda-feira pela Octagon Koch Tavares, empresa de marketing esportivo promotora do evento, levando em conta o ranking da ATP até o dia 13 de agosto.
O paulista Thiago Alves e o paranaense Alexandre Bonatto foram convidados por terem menos de 21 anos e já somarem pontos no ranking mundial. Bonatto tem um ponto, conquistado em junho deste ano, pela vitória na primeira rodada no Intelig Tennis Cup - Curitiba - Futures 2001.
Outros dois tenistas confirmados são os campeões brasileiros Jonathas Sucupira, de São Paulo, dono do título até 18 anos e Lenoir Ramos, do Distrito Federal, categoria até 16 anos.
O mineiro Marcelo Melo, nº 3 do ranking brasileiro dos 18 anos e o paulista Fábio Silva, nº 3 até 16 anos, também estão confirmados entre os tenistas que disputam o torneio pré-classificatório. O campeão do pré-quali passa a integrar a chave principal, usando um dos três wild cards (convites) dados pela promotora do evento.
O primeiro já pertence a Jaime Oncins, que foi homenageado por estar encerrando a sua carreira em simples durante o torneio. O vice, disputa o qualifying, nos dias 8 e 9, de onde sairão mais quatro jogadores que vão completar a chave principal, que começa na segunda-feira, dia 10.
O Brasil já tem outros quatro brasileiros na chave principal: Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Alexandre Simoni e André Sá, garantidos pelas posições que ocupam no ranking da ATP.
Além do torneio masculino, que terá premiação de US$ 400 mil, o Brasil Open também terá um torneio feminino, um WTA com premiação de US$ 625 mil. Entre as confirmadas estão Conchita Martinez, Jelena Dokic, Amanda Coetzer e Joana Cortez.