São Paulo – O russo Yevgueni Kafelnikov, até então um tradicional freguês de Gustavo Kuerten, acabou nesta quinta-feira com o sonho americano do tenista brasileiro. Em partida pelas quartas-de-final do US Open, Guga foi batido por 3 sets a 0 e teve que adiar o sonho de chegar ao primeiro título do Grand Slam (os quatro torneios mais importantes) em quadras rápidas. As parciais foram de 6/4, 6/0 e 6/3 após 1h33min.
Apesar da derrota, Guga não irá perder o primeiro lugar na Corrida dos Campeões, o novo ranking do tênis, nem na !Lista de Entradda!, a antiga listagem da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Com a eliminação do americano Andre Agassi na quarta-feira diante de Pete Sampras, ninguém mais pode superar o brasileiro no US Open.
Contra Kafelnikov, que agora tem desvantagem e 7 a 4 nos confronto com o brasileiro, só houve equilíbrio no começo do primeiro set. Os pontos foram bastante disputados. Mas, mesmo com dificuldades, ambos tenistas conservaram seu saques até o nono game, quando o jogo foi interrompido por um torcedor que, na arquibancada, cantava o hino americano. Acabou sendo retirado, juntamente com a bandeira dos EUA que carregava, por um dos seguranças do torneio.
Quando a confusão acabou, Guga aparentou ter perdido a concentração e ficou em dificuldade. O brasileiro conseguiu reagir e salvou três set points. Na quarta chance, porém, Kafelnikov não perdoou o fechou o set após 42min.
No segundo set, o brasileiro pareceu não ter voltado para quadra. Teve seus três saques quebrados e Kafelnikov aplicou um ‘pneu’ (6 a 0) em apenas 17min.
Ao final do set, Guga pediu para ser massageado pelo fisioterapeuta da ATP. Nem o atendimento foi suficiente. O brasileiro voltou a ter o saque quebrado no começo do terceiro set. Kafelnikov caminhou assim para uma vitória bem mais fácil do que se esperava.