Pela primeira vez na história do Circuito BB de Vôlei de Praia, mãe e filha disputarão juntas uma etapa da competição. Isabel e Maria Clara iniciam nesta sexta-feira a luta pelo título do Torneio de São José do Rio Preto (SP), que vai até domingo, com entrada franca. As partidas serão realizadas a partir das 7h30.
“Voltar ao circuito foi a maneira que encontrei para entrar em forma e ficar ao lado da Maria. Nos dois últimos anos, não tive a oportunidade de estar com ela. Pena que a Carol, a minha filha mais nova, não joga na praia”, afirmou Isabel, de 41 anos.
Na família, o que não falta é intimidade com o esporte. Isabel foi campeã do Circuito BB em 1992, quando fazia dupla com Jacqueline. Já Maria Clara, 18 anos, conquistou no mês passado o título do I Campeonato Mundial Sub-21, na França, junto com Shaylyn, irmã de Shelda.
A nona etapa do Circuito BB marcará também a volta de Ida, que será parceira de Adriana Bento. Em 1996, ao lado de Kika, a ex-atleta da Seleção Brasileira de vôlei de quadra conseguiu seu melhor resultado na competição, um nono lugar. “Espero ir bem. Não estou totalmente adaptada e tenho consciência disso. Falta ritmo de jogo, já que nos dois últimos meses permaneci apenas treinando. Mas como as principais duplas do ranking não vão participar, as chances de conseguirmos uma boa classificação aumentam. Além disso, estou voltando para o vôlei de praia com a Adriana, que já tem uma bagagem.”
Dezesseis duplas femininas participam do torneio principal em São José: Mônica Paludo/Gerusa (RS/RJ), Alexandra/Magda (RJ/CE), Érika/Vanessa (RN/RJ), Taís/Shaylyn (PR/CE), Leninha/Andréia (DF/BA), Isabela/Rejane (MG/RJ), Ana Richa/Patrícia (RJ/RN), Ivanise/Tânia (BA), Fernanda/Val (RS/AM), Isabel/Maria Clara (RJ), Ida/Adriana Bento (SP), Carol/Raquel (RS), Talita/Patrícia (AL), Sandra Mathias/Elaine (RJ/PE), Andrea/Andrezza (AM) e Alessandra/Izabel (CE/PA).
No masculino, serão 24 parcerias: Franco/Roberto Lopes (CE), Fred/Paulo Emílio (RJ/BA), Márcio/Benjamin (CE/MS), Harley/Luizão (DF/AM), Paulão/Bella (BA), Lula/Adriano (PE), Grael/Garrido (RJ/PE), Jorge/Galego (PB), Murilo/Klepper (PE/PA), Juca/Reis (BA/CE), Toninho/Alex (MS), Gustavo/Guilherme (SP/PR), Índio/Moacyr (PE), Guto/Celso (SP/RO), Carlão/Big (AC/RJ), Carlão/Marcelo (SP), Magal/Ceará (AM/SC), André/Bruno (AM), Conrado/Xuxo (RJ/SP), Rodrigo Sauders/Hevaldo (CE), João Luciano/Piu (PB/SP), Cabelo/Menegaz (RS), Ticão/Pedrinho (PB) e Rodrigo/Pepê (SC/RJ).
O sistema de disputa será o de dupla eliminatória, ou seja, quem sofrer duas derrotas no torneio estará fora da briga pelo título. No feminino, a parceria campeã receberá um prêmio de R$ 12,6 mil. No masculino, a premiação será de R$ 17 mil. As semifinais e finais serão realizadas no domingo.