Rio - O ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles, anunciou nesta quinta que o governo baixou medida provisória mudando o artigo 20 da Lei Pelé, que trata da criação de ligas. Ao reeditar a medida provisória que acabou com o passe no futebol, o governo incluiu uma mudança que obriga as federações e confederações, inclusive a CBF, a aceitar o registro de ligas profissionais.
O texto, fruto de uma sugestão do presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, praticamente acaba com o poder das entidades sobre os clubes.
O governo também baixou a regulamentação desse artigo, com o texto revelado pelo Lance!. Ela exige dos clubes vários procedimentos de transparência administrativa para participar das ligas. A medida vale para todos os esportes.
Já estão prontas, esperando registro, as ligas da Amazônia, do Nordeste e do Centro-Oeste.
Isso abre as portas para os clubes de Rio e São Paulo fundarem uma liga regional deixando de fora o presidente da Federação Paulista, Eduardo José Farah.
Segundo Melles, a legislação só deverá permitir uma liga por região por modalidade. O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, não quis comentar a medida. “Nem tomei conhecimento. No dia em que sair publicado no Diário Oficial, vou saber do que se trata e tomar as providências necessárias”, declarou o dirigente.