São Paulo – A tenista brasileira Vanessa Menga, número 2 do ranking nacional, tentou, sem sucesso, virar parceira da russa Anna Kournikova no Brasil Open. A paulista chegou até a enviar um e-mail para a WTA (Associação das Mulheres Tenistas) dizendo que, no país, ela era comparada à bela tenista para que a entidade interviesse a seu favor e colocasse as duas na chave de duplas da competição que começa na próxima segunda-feira na Costa do Sauípe (BA).
Apesar do esforço de Menga, que já posou nua para revista ‘Playboy’, a tentativa foi em vão. Mesmo que seu ‘lobby’ funcionasse, a tenista russa decidiu não disputar o torneio brasileiro. Apesar de ter sua carreira gerenciada pela Octagon, empresa que comprou a competição e a levou para Costa do Sauípe, a russa ainda não está recuperada de contusão e deve ficar afastada das quadras até o final do ano.
Kournikova já chegou a disputar jogos de duplas com uma parceira brasileira. Ela participou de partidas de exibição no país ao lado da suíça Martina Hingis e dividiu a quadra com a carioca Joana Cortez e a gaúcha Miriam D´Agostini, que pouco depois abandonou o tênis.
Nas simples, Menga teve que disputar o torneio de classificação em busca de uma vaga na chave principal. Não conseguiu. Perdeu na primeira rodada e vai ter que assistir o Aberto do Brasil da arquibancada.