Paraná vence o Botafogo no Maracanã
Sábado, 08 Setembro de 2001, 18h49 Atualizada: Sábado, 08 Setembro de 2001, 19h25
São Paulo – O Paraná bateu o Botafogo por 2 a 0 no Maracanã, neste sábado, em uma partida de fraco nível técnico. O resultado deixa o time paranaense com 15 pontos no Campeonato Brasileiro, empatado com a equipe carioca.
O jogo foi muito fraco tecnicamente e as equipes não chutaram a gol.
A partida começou com o Botafogo dominando a posse de bola. Logo no primeiro minuto Leonardo cobrou falta e Dênis, de peixinho, cabeceou para fora.
Visivelmente disposto a empatar o jogo, o Paraná se fechava na defesa, dificultando qualquer ação ofensiva do Botafogo. Os meias alvinegros não se movimentavam muito, o que impedia que chances de gol surgissem com facilidade.
Único jogador a se movimentar de forma constante, Ronaldo teve boa oportunidade de abrir o placar aos 22 minutos. Ele avançou com a bola dominada do meio de campo, tabelou com Fabiano, mas chutou prensado com a zaga.
O primeiro chute a gol do Paraná só aconteceu aos 30 minutos de jogo. Itamar rolou para Flávio Santos, que chutou prensado com Dênis, ganhando o escanteio.
Mesmo jogando recuado, o Paraná abriu o placar aos 33 minutos. Fredson lançou Lúcio Flávio, que em posição de impedimento, encobriu o goleiro Wagner.
A partir daí o Botafogo se perdeu em campo, conseguindo piorar. A única chance de gol aconteceu aos 45 minutos. Ronaldo avançou, rolou para Ciurlizza, que da grande área chutou; André salvou em cima da linha.
O técnico Paulo Autuori sacou o lateral-esquerdo Leandro Eugênio no intervalo, colocando Felipe na equipe. Com isso, Leonardo passou a jogar na lateral esquerda e Ciurlizza pelo lado direito.
A primeira oportunidade do Botafogo aconteceu aos seis minutos. Rodrigo cobrou falta e a bola foi para fora, assustando Marcos. Aos 15 minutos, Leonardo cruzou e Fabiano chutou prensado, ganhando escanteio.
Era visível que o Botafogo não conseguia repetir as boas atuações que teve na competição. Perdido em campo, os jogadores botafoguenses erravam muitos passes.
Aos 26 minutos Rodrigo cobrou escanteio, Ronaldo desviou, mas Dênis chegou atrasado na hora de concluir. Um minuto depois o Paraná ampliou. Lúcio Flávio foi lançado e cruzou, Tiago se antecipou a Flávio, mas acabou marcando contra.
O Botafogo passou a ser um bando em campo, com alguns jogadores como Rodrigo e Fabiano tendo uma atuação abaixo da crítica. Os jogadores do Paraná se limitaram a tocar a bola e esperar o apito final do árbitro.
Untitled Document
Botafogo
0
X
2
Paraná Clube
Local
Maracanã, no Rio.
Público
28.004 pagantes.
Renda
Não divulgada.
Juiz
Edílson Pereira de Carvalho (Fifa-SP)
Gols
Lúcio Flávio (33´) e Tiago, contra (72´)
Cartões amarelos
Taílson (Botafogo) e Hélcio e Flávio
Santos (Paraná)
Botafogo
Wagner, Leonardo, Dênis,
Tiago (Daniel 80´) e Leandro Eugênio (Felipe 46´); Carlos Alberto, Ciurlizza,
Fabiano e Rodrigo; Ronaldo e Taílson (Geraldo 71´) - Técnico: Paulo Autuori
.
Paraná
Marcos, Flávio Santos, André, Xandão
e Ageu (Édson 79´); Hélcio, Frédson, Aílton (Emerson 87´) e Itamar (Evandro
68´); Flávio e Lúcio Flávio - Técnico: Paulo Bonamigo.