São Paulo – O brasileiro Thiago Alves bem que tentou, mas não conseguiu aprontar uma zebra em cima do argentino Guillermo Cañas, cabeça-de-chave número 2 do Aberto do Brasil. O torneio começou nesta segunda-feira nas quadras rápidas da Costa do Sauípe (BA). Cañas levou a melhor no duelo em dois sets. As parciais foram de 6/3 e 6/4. Agora, pega, na segunda rodada, o vencedor do jogo entre o britânico Martin Lee e Nicolas Thormaan.
Alves, que ocupa apenas o 347º na Lista de Entrada e disputou poucos jogos no circuito profissional, conseguiu, ainda que com alguma dificuldade, equilibrar a partida no primeiro set. Mas teve seu saque quebrado no oitavo game e não obteve a recuperação. Acabou perdendo o set após 36min.
No segundo set, o brasileiro conseguiu logo no segundo game quebrar o serviço de Cañas. Porém, sua alegria durou pouco. Na seqüência, o argentino devolveu a quebra. O equilíbrio persistiu até o nono game, quando Cañas mais uma vez quebrou o serviço do brasileiro para, logo na seqüência, definir a partida.