Rio - O processo de internacionalização da Fórmula Indy segue a todo vapor no mês de setembro. O continente europeu, pela primeira vez na história, vai receber provas do calendário oficial da competição. No dia 15 acontecerá o GP da Alemanha, enquanto a Inglaterra recebe a prova no dia 22. As duas corridas serão realizadas em circuitos ovais.
Lausitz será a pista da prova na Alemanha. Ela tem 3.218 metros e é uma das mais modernas do país. Com capacidade para receber até 120 mil pessoas nas arquibancadas, o complexo automobilístico Euro Speedway Betriebs foi inaugurado em setembro do ano passado. A corrida será disputada em 250 voltas, percorrendo um total de 500 milhas.
O piloto norte-americano Alex Barron e o inglês Johnny Herbert estiveram testando o carro da Dale Coyne em Lausitz no princípio de agosto. “Esta é uma pista fantástica, perfeita para receber uma corrida da Fórmula Indy. É um circuito veloz e acredito que os melhores pilotos irão registar suas voltas abaixo de trinta e cinco segundos”, afirmou Barron.
A Dayle Coyne, que está temporariamente afastada do campeonato, forneceu informações para todas as equipes da categoria sobre ajuste aerodinâmico, consumo de combustível e desgaste de pneus na pista de Lausitz.
Uma das principais novidades das corridas européias será a estréia do piloto Townsend Bell. Com 26 anos, Bell lidera o campeonato da Indy
Lights e vai disputar as provas da Alemanha e Inglaterra num terceirocarro da equipe Patrick. Alguns boatos dão conta de que o norte-americano será companheiro do brasileiro Roberto Moreno na próxima temporada, já que Jimmy Vasser vai sair da equipe para correr pela Rahal
em 2002.
O GP da Alemanha será a 15a etapa da temporada 2001, que tem a liderança do atual campeão da categoria, Gil de Ferran (Penske), com 115 pontos. Em segundo aparece o sueco Kenny Brack (Rahal), com 110. Ele está empatado em número de pontos, vitórias e pódios com Hélio Castroneves
(Penske), mas oficialmente é o segundo colocado na tabela de classificação porque soma um quinto lugar a mais que o brasileiro.