Rio - A Seleção Brasileira Sub-17 estréia nesta sexta-feira no Campeonato Mundial da categoria, enfrentando a Austrália, às 19h (de Brasília), em Porto de Espanha, em Trinidad e Tobago. O Brasil defende a condição de bicampeão mundial, enquanto os australianos são os atuais vice-campeões.
O time brasileiro, dirigido pelo treinador Sérgio Farias, integra o Grupo A, juntamente com Croácia, Austrália e os donos da casa; no Grupo B, estão Estados Unidos, Japão, França e Nigéria; o Grupo C tem Omã, Espanha, Argentina e Burkina Fasso; e o D é formado por Máli, Paraguai, Irã e Costa Rica.
Para a estréia, o treinador brasileiro deve formar a equipe com Felipe, Vinicius, Wescley, Wendel e Fernando; Alceu, Júnior, Alberoni e Leandro; Bruno Moraes e Ânderson. Depois de uma intensa preparação em Teresópolis, no Rio de Janeiro, Sérgio Farias garante que o time adquiriu uma força de conjunto e está confiante numa boa exibição dos jovens valores brasileiros na competição.
Mais dois jogos completam a rodada desta sexta no Mundial: França x Nigéria e Estados Unidos x Japão, ambos pelo Grupo B.
Eis a relação dos campeões mundiais sub-17:
1985 - Nigéria
1987 - União Soviética
1989 - Arábia Saudita
1991 - Gana
1993 - Nigéria
1995 - Gana
1997 - Brasil
1999 - Brasil