Rio - O piloto brasileiro Tony Kanaan, da equipe Hollywood Mo Nunn, foi o mais rápido no primeiro dia de treino para o GP da Alemanha, primeira corrida da CART realizada na Europa, que acontece neste sábado, às 8h30min de Brasília. Nas 88 voltas que deu durante as duas horas do treino da tarde, Kanaan conseguiu fazer uma volta em 34s624, com a surpreendente média de velocidade de 338,5 km/h.
Tony poderia ter conseguido sua segunda pole position do ano caso o treino tivesse valido para a classificação. Ele já foi pole no GP de Chicago, em julho. Mas a chuva que caiu na quinta-feira obrigou a organização a cancelar o treino classificatório. Apesar de ser o mais rápido no único treino, Kanaan vai largar em décimo, conforme seus pontos no campeonato. Gil de Ferran, da Penske, é pole.
O companheiro de equipe de Tony na equipe Hollywood Mo Nunn, o italiano Alex Zanardi, bicampeão da categoria (97 e 98), conseguiu o segundo melhor tempo. Atrás dele ficou o canadense Patrick Carpentier, da Forsythe, vencedor do GP de Michigan, em julho passado. O segundo melhor brasileiro foi Bruno Junqueira, da Chip Ganassi, em quinto lugar.
O novo autódromo Eurospeedway Lausitz, com um circuito trioval de 3,2 quilômetros (2 milhas) e curvas com 5 graus de inclinação, teve nessa sexta 40 000 pessoas nas arquibancadas, um público maior do que o de quinta, quando 28 000 pessoas esperaram pelo treino que não aconteceu. Foram vendidos cerca de 80 000 ingressos para a 15ª corrida da temporada 2001.
Nesta sexta-feira, os espectadores puderam ver os 27 carros na pista, já que o norte-americano Michael Andretti conseguiu voar desde os Estados Unidos com uma autorização especial em um avião alugado.
No mesmo vôo de Michael Andretti vieram Carl Haas, sócio-proprietário de Paul Newman na equipe Newman-Haas, e o padre da CART, Father Phill. Pat Patrick, dono da Patrick, também conseguiu chegar na Alemanha. Outros donos de equipe, como Roger Penske, Chip Ganassi e Barry Green, comandaram os treinos de seus times à distância, por telefone, pois ainda não conseguiram embarcar.
Embora outras competições americanas tenham sido canceladas em função do atentado terrorista nos Estados Unidos, uma reunião entre chefes de equipe e a cúpula da CART optou pela realização da corrida, ainda que com várias homenagens às vítimas. Todas as bandeiras das nações espalhadas pelo autódromo estão hasteadas a meio-pau. O risco de atentado diminuiu em função do policiamento reforçado. A Nascar e a Liga de Futebol Americano cancelaram seus eventos.
A Indy Racing League (IRL), onde corre Felipe Giaffone, da equipe Hollywood Treadway, que também aconteceria no próximo final de semana, teve sua última etapa adiada para 6 de outubro, sábado, em Fort Worth, no Texas. No domingo, 7/10, em Houston, também no Texas, a CART realizará sua 17a etapa. No mesmo final de semana, o público norte-americano assistirá às duas categorias rivais acontecendo no mesmo Estado.
O GP da Alemanha terá 154 voltas e 500 quilômetros, com transmissão ao vivo das redes Record e Directv a partir das 8h30min de Brasília. A meteorologia prevê tempo nublado para este sábado em Klettwitz. As chances de chuva são mínimas.