São Paulo – O brasileiro Fernando Meligeni é o primeiro finalista do Aberto do Brasil. Neste sábado, ele derrotou, em dois sets, o argentino Agustín Calleri na quadra central do complexo da Costa do Sauípe. As parciais foram de 7/6 (5) e 7/5 após 2h03min. Ao final da partida, o público atirou os leques para o ar para comemorar a vitória do tenista nacional. A decisão, no domingo, será contra o ganhador da partida entre Alexandre Simoni, também brasileiro, e o checo jan Vacek.
No primeiro set, Meligeni não começou bem. Teve seu saque quebrado ao perder todos os pontos no primeiro game. Porém, a reação aconteceu no quarto game, quando o brasileiro superou o argentino em seu serviço e igualou a partida. O set, que acabou indo para o tie-break, seguiu bastante equilibrado até o final e o brasileiro levou uma hora para conseguir vencer.
No segundo set, Meligeni quebrou o saque de Calleri logo no primeiro game. O argentino teve a chance de devolver no quarto, quando o brasileiro ficou em desvantagem de 0-40. Fininho, porém, conseguiu a reação, manteve o serviço e quebrou novamente o saque do argentino na seqüência abrindo 4 a 1. Quando jogo parecia decidido, foi a vez de Calleri reagir e chegar a 4 a 4. Na hora da decisão, mais uma vez valeu a experiência de Meligeni que conseguiu se impor e garantir a vitória.