São Paulo – Um atrapalhada da Ferrari com o abastecimento de combustível na primeira parada no boxe impediu o brasileiro Rubens Barrichello de conquistar a sua segunda vitória na F-1 neste domingo no GP da Itália, realizado em Monza.
Com o problema, o colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, venceu pela primeira vez na categoria. Rubinho chegou em segundo e foi a 54 pontos no campeonato, três a menos do que Coulthard, seu principal rival na briga pelo vice e que abandonou logo no começo.
Ralf Schumacher, o terceiro na corrida, soma agora 48 pontos. Schumacher, já com o título garantido e que não queria correr em solidariedade ao atentados terroristas nos EUA, foi apenas o quarto.
Rubinho manteve a segunda posição na largada e na oitava volta fez a ultrapassagem sobre Montoya, o pole, assumindo a ponta. Tudo corria bem até a 18ª volta, quando o brasileiro foi para o pit stop. A Ferrari demorou 16 segundos para fazer o reabastecimento e Rubinho voltou em 3º, atrás de Montoya e Ralf.
Os dois pilotos da Williams optaram por uma única parada. Rubinho reassumiu a ponta após os dois irem para o boxe e permaneceu nessa posição até ser obrigado a ir para o boxe novamente. Voltou em terceiro, mas foi com tudo e conseguiu ultrapassar Ralf. Tentou pressionar Montoya, mas já era muito tarde.
O outro brasileiro que disputou a prova, Enrique Bernoldi, da Arrows, abandonou no fim e não completou a prova.