Laussane (Suíça) - Após os ataques da semana passada contra os Estados Unidos, a segurança durante as Olimpíadas será o principal assunto de uma reunião do comitê executivo do COI aberta pelo presidente Jacques Rogge na terça-feira.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional disse que as dimensões do problema mudaram para a entidade depois dos ataques contra Nova York e Washington.
A cidade norte-americana de Salt Lake City será a sede dos Jogos de Inverno de 2002 em menos de cinco meses, e a segurança sempre foi um assunto especial para os organizadores dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, por causa de ataques terroristas na Grécia.
Os organizadores de Atenas não devem comparecer à reunião de três dias nos escritórios do COI, mas os de Salt Lake City devem realizar uma teleconferência com o comitê executivo na quarta-feira.
Uma explosão de bomba assustou a todos na última Olimpíada organizada pelos EUA, em Atlanta, em 1996. A segurança, maior prioridade para o COI desde o ataque terrorista nos Jogos de Munique, em 1972, quando 11 israelenses morreram, vai ser discutida no primeiro dia da reunião, disseram dirigentes do COI.
``Vamos discutir isso hoje. As coisas mudaram desde o ataque'', disse um membro do comitê executivo.
Dirigentes olímpicos devem visitar Atenas ainda neste mês para monitorar os preparativos da capital grega para os Jogos de 2004. Os organizadores disseram na semana passada que vão rever os planos de segurança após os ataques contra os EUA.
O grupo 17 de Novembro já matou 23 gregos e estrangeiros desde que surgiu em 1975. Nenhum de seus membros jamais foi preso. Vários grupos anarquistas também realizam regularmente pequenos ataques a bomba no país.