São Paulo – Dois empates e poucos gols nos cinco jogos que completaram na noite desta quinta-feira a décima segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O América-MG, que estava na lanterna, quebrou um jejum de vitórias. Marcou 1 a 0 no Fluminense no estádio Independência evitando que o tricolor assumisse a vice-liderança do Brasileirão. De quebra, os mineiros deixaram a zona de rebaixamento.
Outro a vencer foi o São Paulo. Com um gol no final a equipe se reabilitou da derrota para o Paraná em cima de outro Time paranaense. Fez 1 a 0 no Coritiba, em Curitiba.
O Flamengo esteve em desvantagem contra o Vitória. Mas Zagallo resolveu colocar Petkovic para jogar e o iugoslavo garantiu o empate, por 1 a 1, em Brasília.
Em jogo que foi adiado da quinta-feira, o Grêmio saiu na frente mas acabou cedendo o empate, por 1 a 1, em Salvador, para o Bahia.
Já em São Paulo, os gaúchos do Juventude saíram em desvantagem, mas viraram o jogo e fizeram 2 a 1 na Portuguesa.
Quarta-feira
A liderança do torneio continua com o Palmeiras. Fora de casa, a equipe de Celso Roth empatou com o Gama, por 1 a 1. Porém, mesmo perdendo dois pontos, os paulistas ampliaram sua vantagem na liderança do Brasileirão-2001, uma vez que seus principais rivais caíram na décima segunda rodada do Brasileirão-2001.
Cada vez mais perto da vaga nas quartas-de-final, os palmeirenses subiram para 29 pontos ganhos na tabela de classificação.
Abriram vantagem em relação ao vice-líder São Caetano. A equipe de Jair Picerni foi surpreendida e perdeu uma invencibilidade de 11 jogos diante do Botafogo-SP. Mesmo jogando em casa, o Azulão levou de 1 a 0.
O Atlético-MG teve a chance de superar o São Caetano. Chegou a estar vencendo a Ponte Preta, em Campinas, por 3 a 1, em um jogo confuso. O goleiro Velloso foi expulso no intervalo e o artilheiro Guilherme acusou o juiz de racismo contra o zagueiro Álvaro. Depois da confusão, o time paulista conseguiu a virada e terminou na frente por 4 a 3.
A noite não foi mesmo dos mineiros. No Mineirão, o Cruzeiro levou de 2 a 1 do Goiás com um gol no final. O técnico Ivo Wortman, que havia abandonado o Coritiba no começou do campeonato, pediu demissão. Foi a décima primeira queda de técnico no torneio, média de quase uma demissão por rodada.
Outro a dar vexame foi o Corinthians. Apesar de ter muitos destaques, o time esteve por duas vezes na frente do marcador contra o Santa Cruz. Porém, em pleno Pacaembu, acabou cedendo o empate por 2 a 2.
Os vexames não pararam por aí. O Botafogo, no Maracanã, foi surpreendido pelo Guarani. Levou de 2 a 0 e se complicou na briga pela classificação às quartas.
Outro time a se complicar foi o Inter. No Beira-Rio, o time empatou, em partida de oito gols, com o Atlético-PR
Já o Paraná confirmou sua boa fase. Em casa, fez 2 a 0 no Vasco, que continua longe da zona de classificação.
O Santos também ampliou sua seqüência de vitórias. Marcou 2 a 0 no Sport, em Recife.