São Paulo - O Mão Santa Oscar, do Flamengo, foi o grande nome da noite no ginásio Pavilhão Pisuerga, onde o clube carioca jogou com o Fórum Valladolid em um torneio amistoso. Além de ser o cestinha da partida, Oscar foi muito homenageado pelos 5 mil torcedores que lotaram o ginásio do time da casa, no qual o brasileiro jogou nas temporadas de 1992 e 1993. O Flamengo venceu a partida e ficou com o título do torneio.
Antes da bola subir, Oscar recebeu uma placa de troféus em sua homenagem das mãos dos diretores do Valladolid, além de uma camiseta personalizada do time espanhol. No intervalo da partida, um video de 15 minutos, com Oscar em ação, fou exibido. "Estou emocionado. Os torcedores de Valladolid me receberam de braços abertos durante as duas temporadas. Esse momento ficará guardado em minha memória" disse.
E o Mão Santa não decepcionou os seus fãs. Com 36 pontos o ala foi, mais uma vez, o cestinha da partida e comandou o rubro-negro para a vitóra de 80 a 76 (47 a 30) na conquista do primeiro título em sua mini-excursão em solo espanhol.
O técnico Miguel Ângelo da Luz rasgou elogios a seus jogadores. "Foi um grande jogo. O Flamengo esteve muito bem tanto na defesa quanto no ataque, e isso nos favoreceu no final. Todos os jogadores estão de parabéns pelo empenho e estão superando o desgaste desta excursão. Espero que possamos repetir a mesma atuação nos dois jogos que ainda vamos disputar aqui na Espanha" afirmou Miguel.
Na tarde de domingo, o Flamengo foi a Gijon onde venceu a equipe local por 98 a 84 (51 a 43). Oscar repetiu a dose e foi o cestinha da partida com 28 pontos. Rato também foi bem, marcando 20. Segunda-feira, o Flamengo vai à Málaga, onde enfrenta o time local no último compromisso em território espanhol.