Rio - A brasileira Marily dos Santos conquistou o título feminino do 1º Campeonato Ibero-Americano de Meia-Maratona. A prova, disputada na distância oficial de 21,1 km, foi realizada em Montevidéu neste domingo. Participaram cerca de 200 corredores de sete países: Uruguai, Argentina, Brasil, Paraguai, Chile, Panamá e México. No masculino, o melhor brasileiro foi Alex Januário de Mendonça, que terminou em nono lugar.
Marily, de 23 anos, alagoana nascida em Joaquim Gomes, mora em Salvador e compete pela Avab (Associação dos Veteranos da Bahia). Este ano, ela já havia conseguido dois bons resultados em provas também realizadas no Uruguai, em janeiro: o sexto lugar na Corrida de San Fernando, em Maldonado, e o quinto na Corrida de San Felipe e Santiago, em Montevidéu.
A atleta brasileira dominou a corrida desde o início e completou o percurso em 1h23min01, quase um minuto antes da vice-campeã, a argentina Estela Martinez, que marcou 1h24min00, e exatos três minutos de vantagem sobre a terceira, a uruguaia Mercedita Cuevas. Por equipes, ganhou o Uruguai.
No masculino, vitória do chileno Leonidas Rivadeneira, com 1h05min53. O Brasileiro Alex Januário de Mendonça, nono colocado, marcou 1h08min13. O Chile ficou com o título por equipes.