Rio - Depois da Renault, que produziu este ano um revolucionário V10 com ângulo de 111º para equipar os carros da Benetton, agora é a Mercedes-Benz quem está investindo no novo conceito. Diretores da fábrica, insatisfeitos com os resultados obtidos neste ano, anunciaram a construção de um V10 com ângulo de abertura entre os cilindros de 90º. O objetivo é voltar a competir de igual para igual com os Ferrari e os BMW, que equipam os Williams.
“Acreditamos que não é preciso sermos revolucionários, mas a F-1 é feita de pequenas coisas. Nossa diferença para Schumacher com a Ferrari nas classificações este ano foi inferior a 1%, mas é óbvio que não ficamos satisfeitos”, disse Martin Whitmarsh, diretor de planejamento da McLaren, que usa os motores Mercedes.
A Benetton, que foi comprada pela Renault, amargou este ano péssimos resultados na primeira metade do campeonato por causa do motor V10 com ângulo de 111º. Como a tecnologia era nova, o propulsor sofria com a falta de potência e a pouca durabilidade. Aos poucos, porém, o motor passou a mostrar suas qualidades, como nas corridas de Spa e Hockeinheim, onde a Benetton andou bem. Com o anúncio do novo motor da Mercedes-Benz, o conceito criado pelos engenheiros franceses ganha respeito e força.