Rio - A rivalidade entre Brasil e Cuba mais uma vez estará em quadra. As duas seleções se enfrentam pela quarta rodada da Copa América masculina de vôlei, nesta segunda-feira às 20h30, no ginásio Luna Park, em Buenos Aires. Na partida preliminar, às 19h, Venezuela e Estados Unidos se enfrentam.
Como preparação para esta competição, os dois times disputaram a Copa da Amizade, na qual realizaram três jogos no Brasil na última semana. Em todos as partidas, a seleção brasileira saiu vitoriosa. Porém, todas foram marcadas pelo equilíbrio. Na primeira, o placar foi 3 sets a 1 e as duas últimas foram decididas no tie-break.
Na história do confronto, o Brasil leva a melhor: em 92 jogos, 47 vitórias e 45 derrotas. As duas seleções são as únicas equipes campeãs da Copa América. Em 98, na Argentina, e em 99, nos Estados Unidos, o Brasil ganhou. Já em 2000, em São Bernardo do Campo (SP), Cuba estragou a festa brasileira e levou o título, vencendo por 3 sets a 1.
Durante as três últimas edições do torneio, os times se encontraram quatro vezes, com três vitórias brasileiras e uma cubana, justamente a final do ano passado.