Rio - A derrota para a seleção cubana por 3 sets a 2, já faz parte do passado para o time de Bernardinho. Nesta quarta-feira, a equipe volta ao ginásio Luna Park para enfrentar os Estados Unidos, às 21h, em partida válida pela sexta rodada da Copa América. Venezuela e Canadá fazem a preliminar, às 19h30min.
“Não podemos entrar em quadra lembrando do jogo contra Cuba. Temos que saber lidar com esta situação. Não vamos ganhar sempre. Agora, é reverter o quadro e seguir em frente para chegarmos bem à semifinal”, afirma o oposto André Nascimento, que considera os EUA um time perigoso. “É uma equipe inteligente, com um volume defensivo forte. Teremos que analisar os vídeos para traçarmos qual será nossa estratégia.”
O time americano foi uma das três equipes que conseguiu superar os brasileiros nesta temporada. A vitória foi na primeira fase da Liga Mundial, em Colorado Springs (EUA), por 3 sets a 2. As outras duas derrotas da Seleção foram para a Itália, no Torneio Consorzio Metano de Vallecamonica, e para Cuba, na última segunda-feira.
“É um grupo que está crescendo. Jogamos contra eles na Liga Mundial e, pelo que percebemos aqui na Copa América, muitos jogadores melhoraram tecnicamente. Será uma partida difícil, como o jogo contra Cuba”, prevê o líbero Escadinha.
O primeiro confronto entre Brasil e EUA foi em 1960, pelo IV Campeonato Mundial, realizado no Rio de Janeiro. Os americanos venceram por 3 sets a 2. Desde então, as duas seleções se enfrentaram 123 vezes, com vantagem para os brasileiros, que venceram em 72 oportunidades. A última vitória veio na Liga Mundial.
Pela Copa América, foram seis jogos, todos vencidos pelo Brasil. Em 99, na Flórida, o duelo decidiu o título da competição. “Contra a Venezuela eles fizeram uma partida horrível. Taticamente, conhecem bem o nosso estilo e contra nós, jogarão todas as suas chances nesta competição, já que estão com duas derrotas”, acredita o técnico Bernardinho, que ainda não definiu o time que entrará em quadra nesta quarta. Já os EUA, devem começar com Taliaferro, Polster, Priddy, Hoff, Stanley e Naeve. Líbero: Sullivan.