Rio - O Circuito Nacional de Vôlei de Praia está de volta a Fortaleza (CE), onde, em dezembro de 1991, foi disputada a primeira partida da história da competição. A partir desta quarta-feira, será realizado o qualifying da 11ª etapa do campeonato, que ficou fora do calendário apenas uma vez, em 97.
O torneio classificatório vai definir as 12 últimas duplas (oito no masculino e quatro no feminino) para a fase principal, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo. As partidas serão disputadas em dois sets de 18 pontos, sem vantagem. Em caso de empate em 1 a 1, o terceiro set será de 15 pontos.
Um dos destaques deste qualifying deve ser a parceria formada pelo carioca Pedro Henrique e pelo paulista Anselmo. Em agosto, eles conquistaram a medalha de ouro no I Campeonato Mundial Sub-21, em Le Lavandou, na França, título que, no feminino, ficou com Shaylyn, irmã de Shelda, e Maria Clara, filha de Isabel.
Após disputadas as 10 primeiras etapas do Circuito, os cearenses Franco e Roberto Lopes lideram o ranking brasileiro com 1.840 pontos. Na vice-liderança, aparecem Tande e Emanuel (RJ/PR), com 1.760, seguidos de Fred e Paulo Emílio (RJ/BA), com 1.680.
"Com a nova regra de 18 pontos sem vantagem todo mundo pode se dar bem. O Circuito Banco do Brasil nunca esteve tão nivelado tecnicamente", disse Roberto Lopes, que junto com Franco forma a dupla que mais venceu a etapa. Foram cinco conquistas, em 1991, 92, 93, 95 e 99.
Atrás do título em casa, ainda inédito no Circuito Banco do Brasil, está um outro cearense, Márcio Araújo, atual campeão brasileiro ao lado do sul-matogrossense Benjamin.
Nas duas últimas etapas, disputadas em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e em Vitória (ES), a dupla não foi bem - terminou em sétimo e 17º lugares, respectivamente. "Passamos por problemas de contusão, mas agora estamos cem por cento. Vencer em casa, com o apoio da torcida, seria muito importante para nós", disse Márcio.