Rio - O australiano Lleyton Hewitt continua dando as cartas no Torneio de Tóquio, que é disputado em quadras rápidas e oferece uma premiação total de US$ 800 mil. Depois da vitória fácil na estréia, o cabeça-de-chave número um também não teve trabalho para derrotar o americano Michael Russell, 15º pré-classificado, com um duplo 6/1, tudo isso em apenas 52 minutos.
Com o resultado, Hewitt se classificou para as quartas-de-finais do torneio. O próximo adversário do atual campeão do US Open será o espanhol Francisco Clavet, oitavo pré-classificado, que derrotou o chileno Nicolas Massu, 11º, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Mas o Chile terá um representante nas quartas-de-final. Marcelo Ríos, sétimo pré-classificado e campeão do Torneio de Hong Kong no último fim de semana, garantiu vaga ao derrotar o tailandês Danai Udomchoke por 2 sets a 0(6/3, 6/2). Ele vai enfrentar o americano James Blake, que surpreendeu o sueco Jonas Bjorkman ao vencê-lo por 2 sets a 0(6/1, 7/5).
Bjorkman não foi o único cabeça-de-chave a ser surpreendido. O alemão Rainer Schuettler, terceiro, foi eliminado pelo eslovaco Karol Kucera por 2 a 0, com um duplo 6/2. Ele vai enfrentar o japonês Takao Suzuki, que despachou o americano Michael Chang, sexto pré-classificado.
O holandês Sjeng Schalken, segundo cabeça-de-chave e atual campeão, segue firma na luta pelo bicampeonato. Ele derrotou o suíço Ivo Heuberger por 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6/4. Schalken terá pela frente outro tenista da Suíça. Michel Kratochvil, quinto pré-classificado, garantiu vaga ao bater o alemão Lars Burgmuller também em dois sets, com parciais de 6/3 e 6/2.