Viena - O homem por trás do sucesso da bebida Red Bull, Dietrich Mateschitz, disse à uma revista austríaca que pretende adquirir o comando da equipe britânica de Fórmula 1 Arrows e fazer dela uma equipe americana.
O austríaco Mateschitz, que descobriu a Red Bull na Tailândia e a disseminou pelos quatro cantos do mundo, disse na edição de segunda-feira da revista Format que o projeto tem o apoio do homem-forte da Fórmula 1, Bernie Ecclestone.
A Arrows é, desde 1996, propriedade do britânico Tom Walkinshaw, e detém o recorde negativo de maior número de Grandes Prêmios -- 370 desde 1978 -- sem uma única vitória.
Segundo Mateschitz, a ``Red Bull All America Team'' será munida de motores da General Motors ou da Ford, e terá patrocinadores norte-americanos.
Um terço das vendas da Red Bull é consumida nos Estados Unidos. Baseado no apelo que a marca tem no país, Mateschitz pretende trazer de volta o interesse do norte-americano pela Fórmula 1.
A F-1 voltou a ser disputada nos Estados Unidos no ano passado depois de uma ausência de nove anos, mas a ausência de um piloto norte-americano continua sendo o maior obstáculo para o crescimento da categoria naquele país.
O último piloto norte-americano a correr um GP dos Estados Unidos foi Eddie Cheever, que terminou em terceiro lugar pela Arrows em 1989.