Flamengo vira em cima do Corinthians e sai do buraco
Domingo, 14 Outubro de 2001, 17h49 Atualizada: Domingo, 14 Outubro de 2001, 20h26
São Paulo – O Flamengo se afastou da zona de rebaixamento ao derrotar o Corinthians, por 2 a 1, neste domingo, de virada, no Morumbi. O resultado praticamente acaba com as chances corintianas de classificação. O time carioca tem 20 pontos, contra 23 da equipe paulista.
O técnico Zagallo, cauteloso, entrou em campo com três volantes e apenas Reinaldo no ataque. Isso, com o time rubro-negro precisando da vitória para amenizar a crise que ronda o clube.
Assim, a equipe paulista tomou a iniciativa da partida e conseguiu abrir o marcador aos sete minutos; o lateral-esquerdo Kléber lançou o meia Ricardinho, que só teve o trabalho de tocar na saída de Júlio César.
O Timão poderia ter ampliado aos 16, quando o goleiro rubro-negro perdeu bola para Luizão que, sem ângulo, tentou encobri-lo, mas sem sucesso.
A responsabilidade de criação da jogadas do Flamengo estava concentrada em Petkovic e Beto que, no entanto, não encontravam opções na frente. O jeito era tentar as jogadas individuais. E foi isso, que o iugoslavo fez aos 18, quando obrigou Dida a fazer grande defesa.
Aos 23, o time carioca teve sua melhor oportunidade na primeira etapa, quando Vampeta chutou prensado em um zagueiro corintiano e a bola sobrou para Petkovic que, na pequena área, conseguiu acertar outro zagueiro adversário. No restante do primeiro tempo, os dois ataques não conseguiram furar as defesas adversárias.
Percebendo a falta de objetividade de seu time, Zagallo voltou do intervalo com o atacante Roma, no lugar do volante Jorginho. A modificação deu resultado aos três minutos. Roma fez boa jogada pela direita e conseguiu escanteio. No rebote da cobrança, Reinaldo dominou na meia lua e bateu forte. A bola desviou em Beto e matou o goleiro Dida.
O Corinthians teve a chance de desempatar aos seis; Luizão recebeu cruzamento de Kléber e cabeceou para defesa parcial de Júlio César; na sobra o mesmo Luizão rolou para Leandro que, na pequena área, desperdiçou a oportunidade.
O Flamengo, ao contrário, aproveitou a sua chance. Aos dez, Petkovic recebeu de Alessandro, dentro da área, e se livrou de um adversário antes de chutar no ângulo de Dida, que nada pôde fazer.
A partir daí o time carioca recuou tentando jogar nos contra-ataques, enquanto o Timão foi para cima com o técnico Wanderley Luxemburgo fazendo três substituições de uma só vez.
Aos 30, o atacante corintiano Fernando Baiano driblou Gilmar na área, mas chutou para fora. Sete minutos depois, Fabinho acertou a trave rubro-negra, após falha de Júlio César.
Mas o Flamengo conseguiu segurar o resultado que afasta o time da zona de rebaixamento. O time paulista perdeu pela segunda vez consecutiva, após a derrota para o Cruzeiro, no meio da última semana.
Untitled Document
Corinthians
1
X
2
Flamengo
Local
Estádio Morumbi, em São Paulo.
Público
Não divulgado.
Renda
Não divulgada.
Juiz
Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Gols
Corinthians: Ricardinho
7' Flamengo: Reinaldo 48' e Petkovic 55'
Cartões amarelos
Leandro, Renato, Otacílio (Corinthians);
Cássio, Júlio César e Roma (Flamengo)
Corinthians
Dida; Fabinho, Anderson,
Marquinhos e Kléber; Rogério, Renato (Fernando Baiano 60'), Otacílio (Ângelo
60') e Ricardinho; Leandro (Deivid 60') e Luizão. Técnico: Wanderley Luxemburgo.
Flamengo
Júlio César; Alessandro, Leonardo Valença,
Gilmar e Cássio; Jorginho (Roma 46'), Carlinhos, Vampeta, Beto e Petkovic;
Reinaldo - Técnico: Zagallo.