Rio - Depois de vencer o Campeonato Sul-Americano Juvenil de atletismo, encerrado no último sábado, a Seleção Brasileira continua em Santa Fé, Argentina, para a disputa do Campeonato Pan-Americano da categoria (até 19 anos), marcado para os próximos dias 18, 19 e 20. Nesta competição, também marcada para a pista do Centro de Desenvolvimento Regional, o Brasil terá 50 atletas, 28 no masculino e 22 no feminino.
Destes 50 atletas, 41 já estão em Santa Fé e disputaram o Sul-Americano. Os outros nove viajaram nesta terça-feira pela manhã, acompanhados pelo treinador de marcha João César Sendeski (SC).
Viajam nesta terça-feira os seguintes atletas: Cláudio Sebastião Pereira da Cruz (RJ), 10.000m rasos; Vanderlei dos Santos (SC) e Rafael dos Anjos Fontenelle Duarte (DF), 10.000m marcha; Ivan Scolfaro Caetano da Silva (SP) e André Pereira Salvino (RJ), decatlo; Alessandra Picagevicz e Cristiane Martini (ambas de Santa Catarina), 10.000m marcha; Katiusca Moreira Venâncio (RJ) e Melry Neri Caldeira (SP), heptatlo.
Os 10.000m rasos masculino e feminino, os 10.000m marcha masculino e feminino, o decatlo masculino e o heptatlo feminino contarão pontos, ao mesmo tempo, para o Sul-Americano. Isto porque os organizadores das duas competições entenderam que seria muito desgastante os atletas disputarem estas provas em duas competições com pequeno intervalo entre elas.
Para Sendeski, que também é diretor de marcha da CBAt, os brasileiros podem fazer boa figura no PAN.
“Os atletas estão bem e acho que podemos conseguir bons resultados", afirma o treinador. As esperanças brasileiras na especialidade vão principalmente para a catarinense Alessandra Picagevicz, campeã brasileira nas categorias menor (até 17 anos) e juvenil.
Já o treinador-chefe da Seleção e membro do Conselho Técnico da CBAt, João Paulo Alves da Cunha, que já está em Santa Fé, acha que, pelos resultados no Sul-Americano, "o Brasil pode ter boas esperanças no Pan". Entre outras provas, João Paulo cita o revezamento 4 x 100m, em que a equipe brasileira venceu o sul-americano com novo recorde continental (40.17), com o time, formado por Bruno Nascimento Pacheco, André Oliveira, Basílio Emídio de Morais Júnior e Bruno Tiago Alves Campos.
”O que mais anima são que estes atletas vêm de vários Estados”, lembra o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, que está em Santa Fé, com a Seleção. Ele lembra que Perla e Thiago Carahyaba são de São Paulo, Gustavo é de Mato Grosso do Sul, Keila é de Pernambuco e Fernando Alex Fernandes, do Paraná.