São Paulo – Depois de desperdiçar um match point, o brasileiro Gustavo Kuerten somou a quarta derrota consecutiva na temporada ao apanhar, de virada do bielo-russo Max Mirnyi, nesta terça-feira, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (8-6) e 6/4, em 1 hora e 56 minutos.
Com o resultado, Guga complica suas chances de permanecer na liderança da Corrida dos Campeões. Ele deve ser ultrapassado pelo americano Andre Agassi ou o australiano Lleyton Hewitt.
A derrota colocou ainda o catarinense em sua pior fase na temporada. Dia 4 de setembro foi a última vitória do brasileiro, quando venceu o espanhol Albert Costa nas oitavas-de-final do Aberto dos Estados Unidos. Depois disto, Guga perdeu para Kafelnikov nas quartas do torneio americano, para Flávio Saretta na primeira rodada do Aberto do Brasil e, depois de cerca de 20 dias só treinando, caiu na estréia do Torneio de Lyon para o croata Ivan Ljubicic.
Guga começou arrasando no primeiro set abrindo 3 a 0 quebrando duas vezes o saque do bielo-russo, que é conhecido como ‘besta’ dentro do circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Mirnyi esboçou uma reação ao devolver uma quebra no quarto game. Mas parou por aí ao ver o catarinense sacar bem ganhando 92% dos pontos no primeiro serviço e fechando o set por 6 a 4, em 33 minutos.
No segundo, Guga deu a impressão que ganharia fácil ao quebrar o saque do bielo-russo no terceiro game. Mirnyi, porém, deu o troco em seguida empatando o jogo por 2 a 2. Com os dois sacando bem, o set acabou indo para o tie-break, quando o brasileiro chegou a ter um match point mas errou um voleio considerado fácil. Mirnyi, então, cresceu fechou por 8 a 6.
No último e decisivo set, o jogo permaneceu equilibrado até o quinto game, quando o bielo-russo quebrou o serviço do brasileiro e se manteve fechando por 6 a 4.
As estatísticas exclusivas do confronto entre Guga e Mirnyi