Rio - Ainda faltam duas regatas para o fim do Estadual de Remo, mas o Vasco já está a um passo do tetracampeonato. Para levar a taça mais uma vez para São Januário, a equipe precisa vencer apenas uma das nove provas da quinta etapa da competição, que acontece domingo, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
E logo na prova de abertura, o favoritismo é exatamente do Vasco. Afinal, a equipe do 4 Com Senior A tem feras como Gibran Cunha e Dirceu Marinho.
Já o Flamengo, que em 2000 ameaçou a hegemonia vascaína, teve um péssimo desempenho este ano por causa de problemas financeiros. O clube luta ainda pelo título na categoria feminina, mas as duas últimas regatas do estadual estão sendo encaradas como simples treino.
Embora não tenha mais chances de vencer a competição geral, o Botafogo fez bonito nas categorias de base. O clube já é campeão por antecipação em três categorias (Infantil, Principiante e Júnior-B) e ainda está na briga pelo título da categoria Júnior-A. O destaque é o surdo-mudo Armando Max, eleito o melhor remador júnior do país.
Dia 17 de novembro, o Estádio de Remo da Lagoa será sede da Primeira Copa Brasil de Remo Masters, com a participação dos principais clubes do país. No Estadual, o clube Piraquê lidera a categoria, podendo conquistar o título já no domingo.