Rio - Após a 12ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, encerrada domingo, em Natal, os cearenses Franco e Roberto Lopes permanecem na liderança do ranking nacional, com 1.920 pontos. Tande e Emanuel (RJ/PR), campeões do torneio potiguar, reassumiram a vice-liderança, com 1.840 pontos, e Loiola e Ricardo (ES/BA) voltaram para o terceiro lugar, com 1.780 pontos.
No feminino, Shelda e Adriana Behar têm 2.000 pontos e seguem na liderança do ranking brasileiro. Sandra e Tatiana (RJ/RS) estão em segundo lugar, com 1.800 pontos. Mônica Paludo e Gerusa (RS/RJ), vice-campeãs em Natal, assumiram a terceira colocação, com 1.680 pontos. Ana Paula e Adriana Samuel (MG/RJ) passaram para o quarto lugar, também com 1.680 pontos – o desempate é feito pelo resultado na etapa anterior, na qual, Mônica Paludo e Gerusa foram vice-campeãs, e Adriana Samuel e Ana Paula terminaram em terceiro lugar.
Jacqueline, campeã olímpica em Atlanta, e Ida, integrante da seleção brasileira feminina medalha de bronze nas Olimpíadas de 96, que estrearam a parceria no qualifying em Natal, e não conseguiram a classificação, já tem presença garantida no torneio principal em João Pessoa. Elas ganharam o wild-card da Confederação Brasileira de Voleibol.
O qualifying da 13ª etapa do Circuito Banco do Brasil começará nesta quarta-feira, em João Pessoa, e definirá, na quinta-feira, as 12 últimas duplas para o torneio principal - sendo oito no masculino e quatro no feminino. Após João Pessoa, a competição seguirá ainda para Recife, Maceió e Bahia, onde será realizado o Grand Slam da temporada.
A etapa paraibana do circuito antecederá ao torneio de encerramento da temporada do Circuito Mundial Feminino, que começará no dia 30, em Fortaleza