Rio - Gustavo Borges participa nesta sexta-feira e neste sábado da Copa Biguá de Natação, em Montevidéu. A competição servirá como teste e avaliação para o nadador paulista antes da disputa da primeira etapa da Copa do Mundo de Piscina Curta, que será realizada de 16 a 18 de novembro, no Rio de Janeiro. O ganhador de quatro medalhas olímpicas vai nadar os 50, os 100 e os 200 metros estilo livre.
“Vai ser a minha primeira competição nesta temporada 2001/2002 e é sempre muito importante começar bem, já que ela serve para 'desenferrujar' e ganhar ritmo", diz Gustavo, de 28 anos, que treina com o técnico Alberto Silva, no Projeto Acqua, em São Paulo.
“Apesar disso, espero nadar bem e conseguir bons resultados”.
O brasileiro será a grande atração da competição uruguaia, onde enfrentará apenas nadadores locais. Depois da etapa brasileira da Copa do Mundo, o atleta do Vasco da Gama disputa ainda este ano o Campeonato Carioca, de 23 a 25 de novembro, e o Troféu José Finkel, de 19 a 23 de dezembro.
Gustavo Borges é o brasileiro mais bem colocado no ranking da Federação Internacional de Natação (Fina), segundo a lista dos últimos 12 meses fechada esta semana e que inclui o desempenho de todos os atletas no Campeonato Mundial do Japão. Ele ocupa o décimo lugar na prova dos 100 metros livre, com o tempo de 49s31.
“Não é uma de minhas melhores marcas, mas estou muito feliz por ser o melhor brasileiro no ranking”, comenta o atleta. “O meu primeiro semestre não foi muito bom, por causa de minha mudança dos Estados Unidos para o Brasil”, prossegue.
“Agora, já estou mais adaptado à minha nova rotina e a tendência é melhorar todos os meus resultados.