São Paulo – O tenista Gustavo Kuerten deu mais um vexame na temporada e virou saco de pancadas. Nesta quarta-feira, ele apanhou do francês Julien Boutter (64º no ranking de Entradas e 62º na Corrida dos Campeões) por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/2, na estréia do Torneio da Basiléia, na Suíça.
Foi a quinta derrota consecutiva de Guga, que acabou quebrando a sua própria marca negativa. Em 95, então 296 do mundo, o catarinense perdera quatro jogos seguidos, se recuperando justamente em cima do francês Guillaume Marx, em um torneio challenger em Brasília.
Atualmente, Guga não sabe o que é vencer desde o dia 4 de setembro, quando bateu no espanhol Albert Costa nas oitavas-de-final do Aberto dos Estados Unidos. Depois disso, colecionou fracassos diante do russo Yevgueny Kafelnikov (quartas do US Open), do paulista Flávio Saretta (na primeiras rodadas do Aberto do Brasil), do croata Ivan Ljuibic (Torneio de Lyon) e do bielo-russo Max Mirnyi (Masters Series de Stuttgart).
Apesar de outro tropeço, não será dessa vez que sairá do primeiro lugar do ranking mundial. Isso graças ao fato de o australiano Lleyton Hewitt ter desistido do Torneio de São Petesburgo e de Andre Agassi ficar fora do Torneio da Basiléia e do Masters Series de Paris por ter se casado com a ex-tenista alemã Steffi Graf, na última segunda-feira.
O JOGO - No primeiro set, Guga não encontrou resistência em seu saque e ganhou sem dar um break point para o adversário. O francês, porém, cedeu três possibilidades de quebras mas manteve o serviço. Assim, o jogo foi parar no tie-break. Mostrando nervosismo, o catarinense levou a pior e perdeu por 7 a 3.
No começo do segundo set, Guga apresentou mais sinais de instabilidade. E, por pouco, não perde o serviço no segundo game, quando saiu em desvantagem de 0 a 30.
Depois do susto, ele reagiu e conseguiu quebrar o serviço de Boutter no terceiro game, abrindo 2 a 1. O francês, porém, deu o troco com sobras em seguida: empatando para depois virar para 6 a 2, quebrando duas vezes o saque do catarinense.