São Paulo - A decisão da Rede Globo de priorizar os jogos de Flamengo e Corinthians do Campeonato Brasileiro, para garantir uma melhor audiência nas tardes de sábado e domingo, vai ser revista no ano que vem, disse na quinta-feira um diretor da emissora, após admitir que a tática foi um ``erro'' que gerou protestos dos torcedores das outras equipes.
``A TV Globo se arrependeu de concentrar as transmissões nesses clubes, o que ainda gerou protestos de torcedores de outros Estados. Esse erro não pode ser repetido no futuro'', disse Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes, durante palestra na quinta-feira.
``Pretendemos, no ano que vem, produzir mais jogos para a TV aberta e aumentar também a oferta de pay-per-view, que este ano foi definido com muita antecedência e, portanto, não pudemos modificá-lo após o campeonato iniciado'', acrescentou ele.
Para tentar garantir uma maior audiência durante o fim de semana, a Globo priorizou as transmissões das partidas dos dois clubes mais populares do Brasil, Flamengo e Corinthians.
No entanto, a decisão gerou protestos dos torcedores dos outros clubes. Além disso, nem Flamengo nem Corinthians passam por boa fase técnica, o que prejudicou os planos da emissora.
``Pelo contrato assinado com o Clube dos Treze, a Globo é obrigada a escolher dois jogos por rodada. A emissora optou pelas partidas com clubes que são mais populares'', disse o diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, à Reuters.
FORA DA COPA?
Outro assunto que preocupa a emissora é o fraco desempenho da seleção brasileira, que ainda não garantiu uma vaga para a próxima Copa do Mundo.
Caso o Brasil fique de fora do Mundial de 2002, Campos Pinto revelou que o prejuízo da Globo seria de um bilhão de reais.
Segundo ele, o risco da eliminação está fazendo com que outras emissoras estejam receosas em comprar os direitos. ''Estamos tentando repassar os direitos de transmissão, mas as outras emissoras estão alegando estarem sem verba''.
A Globo adquiriu este mês por 220 milhões de dólares os direitos exclusivos de transmissão da Copa de 2002 para o Brasil.