São Paulo – Gustavo Kuerten voltou a mostrar que é o número 1 do mundo ao derrotar o checo Bohdan Ulihrach por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em 55 minutos, nesta terça-feira, na estréia da chave do Masters Series de Paris.
Ele enfrenta nas oitavas, quinta-feira, o vencedor do confronto entre o americano Andy Roddick e o holandês Sjeng Schalken, que se encaram nesta quarta.
Com a vitória, Guga ganha ainda mais tranqüilidade na liderança da Corrida dos Campeões e do ranking de Entradas. Isto porque seu amigo equatoriano Nicolas Lapentti venceu o australiano Lleyton Hewitt na segunda rodada.
O brasileiro vinha de uma série de cinco derrotas consecutivas, a pior de sua fase profissional, que começou em 95. Sua última vitória havia sido no dia 4 de setembro nas oitavas-de-final do US Open contra o espanhol Albert Costa.
Desta vez, porém, Guga se mostrou mais solto e acertando winners (bolas vencedoras) que deixaram o checo de cabelo em pé. Ele também foi bem no saque, ganhando 90% dos pontos no primeiro serviço e dando dez aces. O catarinense acabou justificando sua boa performance contra Ulirach, adversário que venceu cinco vezes em seis confrontos.
Guga mostrou que não estava para brincadeira no primeiro set. Além de quebrar do checo duas vezes (quinto e sétimo games), o brasileiro só cedeu um ponto em seu saque, e mesmo assim em um erro não-forçado no oitavo game.
No segundo, Kuerten seguiu impondo o seu ritmo e, logo no terceiro game, voltou a anular o serviço rival saindo na frente: 2 a 1. Depois, foi só administrar e fechar por 6 a 4.