Wladir Barreto
Direto de São Luis - A pedido de uma emissora de televisão, onze jogos, além de toda a rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro foram alteradas na reta final da fase de classificação do torneio. Oito clubes, quatro de cada grupo, passam às semifinais da Segundona.
As mudanças começam já nesta semana. O jogo entre Americano-RJ e Bragantino-SP que seria disputado nesta quarta-feira, ficou para o dia 21 de novembro, às 16h, em Campos.
Joinville-SC e Figueirense-SC que se enfrentariam no domingo, agora jogam na sexta-feira, às 20h30, no Estádio Ernesto Sobrinho, na capital catarinense.
Dois jogos do Caxias-RS foram alterados. Um, contra o União São João-SP, passou do dia oito de novembro para o dia nove, às 20h30, no Estádio Centenário, no Rio Grande do Sul. A partida dos gaúchos contra o XV de Piracicaba-SP, em São Paulo, passou do dia 11 para o dia 12 de novembro, às 16h, no Barão de Serra Negra.
Por conta disso, o XV deixa de enfrentar o Vila Nova-GO, em Goiás, no dia 14 de novembro, para encarar os goianos, no Serra Dourada, às 20h30 do dia 16 do mesmo mês, mesma data que foi colocado o jogo América-RN e Ceará, às 20h30 no estádio Machadão, inicialmente marcado para o dia anterior.
Quatro jogos do dia 18 foram adiados para o dia 19. São Raimundo-AM e Ceará, às 20h30, no estádio Vivaldão; América-RN e Nacional-AM, às 20h45, no Machadão; Vila Nova e Desportiva-ES, às 20h30 no Serra Dourada e Serra-ES e XV de Piracicaba, às 16h, no Engenheiro Araripe.
Por fim, toda a rodada do dia 25 de novembro, domingo, foi antecipada para o dia 24. Nesse dia, todos os jogos começaram às 16h de Brasília, independente do fuso horário que cada Estado respeita.
Segunda fase - Todos os oito classificados serão, na segunda fase do torneio, jogaram em mata-mata e os quatro que sobrarem fazem um quadrangular final onde o campeão consegue o acesso para o grupo de elite do futebol brasileiro.
Veja detalhes do regulamento