Rio - O LA Lakers estreou na temporada 2001/2002 da NBA da mesma maneira que na última: derrotando o Portland Trail Blazers em casa. Os atuais bicampeões da liga dominaram a partida do início ao fim e venceram por 98 a 87, no Staples Center, em Los Angeles.
A arma do Lakers para tentar conquistar o tri continua a mesma: a dupla Shaquille O'Neal/Kobe Bryant. Mesmo fora de forma, O'Neal foi o grande destaque. Ele terminou a partida com 29 pontos, 18 rebotes, cinco assistências e cinco tocos. Bryant marcou 29 pontos e pegou sete rebotes. Pelo Blazers, o melhor foi o ala-pivô Rasheed Wallace, com 22 pontos e 12 rebotes. O armador Damon Stoudamire teve 20 pontos e seis assistências.
O time de Los Angeles foi o senhor do jogo desde o começo e só foi ameaçado em alguns momentos do segundo e do terceiro período, quando o Blazers chegou a estar somente dois pontos atrás. Mas logo depois o Lakers voltou a dar as cartas e abriu uma vantagem confortável, que durou até o fim do jogo.
Em Salt Lake City, o Milwaukee Bucks estreou com uma vitória sobre o Utah Jazz por 119 a 112, na prorrogação, depois de um empate em 102 no tempo normal. O armador Ray Allen, com 32 pontos, o ala Glenn Robinson, com 28, e o armador Sam Cassel, com 25, foram os destaques do Bucks. Pelo time da casa, o cestinha foi John Starks, que marcou 20 pontos. O veterano John Stockton teve 18 pontos e 14 assistências.
O Sacramento Kings derrotou o Seattle Supersonics por 101 a 95, em casa, graças a 27 pontos, oito rebotes e oito assistências do pivô Vlade Divac. O time não pôde contar com Chris Webber, machucado. Pelo Sonics, o melhor foi o armador Gary Payton, com 18 pontos e 13 assistências.