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Confira como funcionará a F-1 de clubes
Quarta-feira, 14 Novembro de 2001, 16h01

São Paulo - A nova categoria do automobilismo europeu surge com uma idéia inovadora: juntar carros de corrida com futebol. Pesquisas encomendadas pelos idealizadores da Premier GP mostraram que cerca de 40% dos torcedores europeus que freqüentam estádios também têm algum interesse em automobilismo, o que os motivou a criar a categoria.

Apelidada de "F-1 de chuteiras", os carros da Premier GP serão pintados com as cores dos principais clubes europeus. Cada equipe terá apenas um carro e seu custo será zero. Para participar, o clube de futebol só precisa assinar a concessão de seu direito de imagem para ser usado no carro. A entidade organizadora da categoria se encarrega da contratação dos pilotos, do equipamento necessário e tudo o mais.

Por enquanto, apenas dois clubes já confirmaram presença na categoria: o Leeds United, da Inglaterra, e o Benfica, de Portugal. No entanto, espera-se que pelo menos 24 clubes participem da Premier GP em 2002. Segundo a organização do evento, os clubes terão participação nos lucros e direitos de televisão comercializados pela categoria.

Os chassis dos carros serão todos iguais, fornecidos pela Reynard, e a categoria só correrá em circuitos mistos. A Reynard já fabrica 50 chassis em sua fábrica e os testes serão iniciados em abril do próximo ano. A primeira corrida será em Portugal, no Estoril, em julho. As provas serão disputadas no sistema de duas baterias de uma hora de duração ou 100 milhas, com intervalo de 30 minutos entre ambas. O sistema de pontuação da categoria ainda não foi decidido.

Os motores que equiparão os carros da categoria também já tiveram suas especificações definidas, mas o fornecedor (o mesmo para todas as equipes) também não foi escolhido ainda. Serão V-10 de 4 litros, que produzirão cerca de 750 cavalos de potência, um rendimento próximo aos carros da F-Indy/CART e F-1.

L!Sportpress

 

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