Lisboa - A luta contra o doping é a prioridade do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou nesta quarta-feira, em Lisboa, o belga Jacques Rogge, presidente da entidade.
Rogge, durante uma vista à sede do Comitê Olímpico de Portugal, afirmou: "se queremos ter um esporte limpo, temos que combater essa marca com todas as nossas forças".
"É como a delinqüência na sociedade, nunca será possível sua total erradicação. Entre milhares de esportistas haverá sempre impostores", afirmou Rogge, reconhecendo a dificuldade de se acabar como o problema.
"É muito difícil ganhar a guerra, mas, com certeza várias batalhas serão vencidas", admitiu o dirigente.
O presidente do COI adiantou que durante os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em fevereiro de 2002 em Salt Lake City, nos EUA, todos os participantes serão submetidos antes e durante os jogos a exames antidoping, concentrando a atenção no hormônio EPO.
Rogge comentou que os jogos estão sendo organizados "em circunstâncias difíceis devido aos atentados terroristas contra os Estados Unidos, em 11 de setembro", mas acrescentou que "tudo está indo por um bom caminho".
O presidente do COI adiantou que durante os próximos Jogos Olímpicos de Inverno ficará hospedado na vila olímpica com os esportistas.
É um ambiente que ele conhece bem, pois fez parte da equipe belga de vela nos Jogos de México'68, Munique'72 e Montreal'76.