São Paulo – Classificado depois de um sufoco nas Eliminatórias, o Brasil já recebeu a garantia do presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Joseph Blatter, que será um dos oito cabeças-de-chave da Copa do Mundo de 2002 no Japão e na Coréia do Sul.
O sorteio dos grupos vai acontecer no dia 1º dezembro e a Fifa ainda não divulgou os critérios para a realização da divisão das chaves. No entanto, se forem seguidas as normas das copas anteriores, a maior possibilidade é de o Brasil ficar em uma chave com dois times europeus e um africano.
Além dos brasileiros, devem ficar como cabeças-de-chave Coréia do Sul, Japão, França, Argentina, Alemanha, Inglaterra e Itália. O Brasil deve escolher uma cidade japonesa como sede.
O sorteio, como acontece habitualmente, será dirigido, com a Fifa distribuindo os 24 times restantes em três grupos.
A maior possibilidade, é de que um grupo tenha só equipes da Europa. Seriam elas: Polônia, Suécia, Espanha, Rússia, Portugal, Dinamarca, Croácia e Bélgica.
O segundo grupo seria integrado pelas cinco seleções africanas classificadas e os representantes das Américas do norte e Central: África do Sul, Camarões, Senegal, Tunísia, Nigéria Costa Rica, EUA e México.
O terceiro grupo teria duas (ou três) seleções européias e os demais classificados:
Equador, Paraguai, China, Arábia Saudita, Irlanda, Austrália/Uruguai, Eslovênia e Turquia.
Dessa forma, obrigatoriamente um Europeu ficaria no grupo do Brasil. A possibilidade de um africano seria grande. Do grupo 3, os sul-americanos não poderiam ser colocados na chave brasileira. Aí, o sorteio indicaria provavelmente um segundo Europeu.
Com a classificação da Irlanda nesta quinta-feira, são três europeus 'sobrando'. Em uma segunda opção, eles podem ser incluídos junto com os africanos. Assim, o grupo 3 seria composto pelas seleções consideradas mais fracas.
Se a Fifa adotar esse critério, crescem as chances de ter um segundo europeu no grupo do Brasil uma vez que para evitar que três equipes européias ficassem na mesma chave, Alemanha, Inglaterra, França e Itália teriam, obrigatoriamente, a companhia de uma seleção africana.
O mistério só será esclarecido pela Fifa poucos dias antes do sorteio. A entidade irá esperar a definição do último classificado, o que só acontecerá em 25 de novembro, para reunir seu comitê executivo. Aí, promoverá a discussão para a definição das regras para o sorteio.
Além disso, haverá muito debate para saber qual país irá receber que seleção. O Brasil tende a fixar sua sede no Japão. Por isso, deve ficar no grupo E, F, G ou H. As chaves A, B, C e D serão sediadas em cidades sul-coreanas.
A Copa do Mundo começa em 31 de maio na Coréia do Sul e a final está marcada 30 de junho no Japão. A fórmula é a mesma da Copa da França. Na primeira fase, os times se enfrentam dentro de seus grupos. Ao final de três partidas, os dois primeiros se classificam. A partir daí, disputam mata-mata até que se conheça o campeão.