São Paulo – O secretário-geral da CBF, Marco Antônio Teixeira, afirmou que na próxima semana a diretoria da entidade vai se reunir com os membros da comissão técnica da Seleção Brasileira para decidir a preparação do Brasil para a Copa do Mundo do próximo ano. O técnico Luiz Felipe Scolari seguirá para o Japão nos próximos dias para conhecer as cidades onde serão realizados jogos da competição e começar a definir campos de treinamentos e hotéis para a Seleção.
No dia 1 de dezembro ele estará em Pulsan, na Coréia do Sul, para acompanhar o sorteio dos grupos do Mundial. A torcida é para que o Brasil fique no Grupo F, cujo primeiro colocado seguirá jogando no Japão durante quase toda a competição. A CBF vem negociando com a Varig para que a Seleção tenha um avião fretado para se deslocar no Japão e na Coréia do Sul, pois a intenção é deixar a delegação hospedada sempre no mesmo lugar, saindo apenas para jogar.
A Seleção fará três amistosos na Europa antes do Mundial. No dia 6 ou 13 de fevereiro o Brasil enfrenta a Polônia, em Varsóvia. Os outros amistosos serão jogados nos dias 27 de março e 14 ou 17 de abril. O adversário poderá sair dos vários convites que a Seleção vem recebendo para disputar amistosos. Partiram seis convites, dentre eles de Espanha, Portugal, Bélgica e Dinamarca. A Nike deverá estrear o novo uniforme da Seleção Brasileiro num desses três amistosos.
Felipão anunciou que vai se reunir com os treinadores dos principais clubes brasileiros para que eles liberem os jogadores, a partir do próximo ano, toda a noite de sábado para que eles possam se apresentar à Seleção. Depois os jogadores ficariam treinando até terça-feira, sendo devolvidos aos clubes na quarta-feira. O objetivo de Felipão é realizar jogos-treinos nas segundas-feiras. Mas isso só vai acontecer se a CBF conseguir convencer os clubes a realizar a maior parte dos jogos aos sábados no primeiro semestre de 2002.
”Vou conversar com a diretoria da CBF na próxima semana e depois negociar com os treinadores dos clubes” afirmou Felipão.
Existe a possibilidade da Seleção Brasileira realizar um jogo de despedida no Brasil antes de seguir para o Japão ou Coréia do Sul. Este jogo deverá ser disputado no Maranhão, em retribuição ao carinho recebido no jogo contra a Venezuela. Na verdade seria mais um impulso a candidatura de Roseana Sarney a Presidência da República.
A preparação da Seleção Brasileira em território asiático deverá ser de 17 ou 18 dias. Três dias antes da Copa do Mundo começar o Brasil realizará um jogo-treino com alguma seleção, mas sem usar uniforme oficial e cobrar ingressos, conforme determina a Fifa.