Florença (Itália) - A cidade de Verona terá seu primeiro clássico local na Série A, com o confronto entre o líder Chievo e o Verona no estádio Bentegodi, no domingo.
Os 40 mil ingressos já estão esgotados e vão gerar um faturamento recorde para o Verona, mandante da partida.
No sábado, dois gigantes do futebol italiano se encontram no estádio Olímpico de Roma. A partida entre Roma e Inter de Milão é de vital importância para ambos.
A surpreendente campanha do Chievo na divisão máxima do futebol italiano chamou a atenção do público, mas para os torcedores do Verona eles não são visitantes bem-vindos na Série A.
Numa partida recente, válida pela série B, a idéia de que as equipes poderiam se encontrar na Série A foi ridicularizada pelos torcedores do Verona, que exibiram uma faixa com os dizeres: ``Derby na Série A? Só quando burros voarem''.
Visitantes que chegam a Chievo, um subúrbio de Verona com apenas 2.700 habitantes, são agora recebidos por uma placa que avisa contra a presença de burros voadores. O item de promoção mais vendido pelo clube é pequeno burro vestindo a camisa amarela e azul da equipe.
Se por um lado o Chievo é a sensação da temporada, por outro o Verona é certamente a maior torcida da cidade.
Em 1985, quando o Verona conquistou seu primeiro -- e único até agora -- título italiano, o Chievo disputava campeonatos regionais e nem tinha iniciado sua escalada nas categorias profissionais.
A disparada inicial do Chievo ofuscou uma boa campanha do Verona, que ocupa atualmente o respeitável sétimo lugar na tabela.
O técnico Alberto Malesani, que iniciou sua carreira no Chievo, conseguiu formar um grupo forte e está aproveitando ao máximo o potencial do atacante romeno Adrian Mutu.
Infelizmente para o Chievo, o zagueiro Massimo D'Angelo, único remanescente dos tempos da Série C2, está suspenso e não participará da partida histórica.
A Inter terá de volta o atacante Christian Vieri, que retorna após dois meses de afastamento por contusão. O jogo do estádio Olímpico promete ser muito disputado.
A Inter está em segundo, com a Roma apenas dois pontos atrás, em quarto, contando com os gols de Batistuta para ultrapassar o adversário.
Cristiano Zanetti, meio-campista da Inter e campeão pela Roma no ano passado, acredita que os torcedores vão ver um grande espetáculo.
``Acho que vai ser um jogo espetacular, com muitos gols, porque as duas equipes têm atacantes perigosos'', aposta Zanetti.
Outros jogos do fim de semana:
ATALANTA x VENEZIA
As duas equipes mostram sinais de recuperação após um começo de temporada terrível. O Atalanta não vence o Venezia em casa desde 1967.
FIORENTINA x TORINO
Problemas financeiros têm preocupado a Fiorentina nesta temporada. A notícia de que o dinheiro para sanar as dívidas já está disponível deve animar a equipe. O Torino mostrou que merece mais do que o 14o. lugar ao vencer o Milan na semana passada.
JUVENTUS x PARMA
Daniel Passarella faz sua estréia pelo Parma contra uma equipe que não vence há seis jogos. O técnico da Juventus, Marcello Lippi, entra com uma defesa totalmente remodelada, por problemas de contusões.
LECCE x BOLOGNA
O Bologna tem se mostrado um osso duro de roer, sofrendo apenas cinco gols em nove partidas nesta temporada. As chances do Lecce de surpreender ficam menores sem a presença do atacante uruguaio Ernesto Chevanton, machucado.
MILAN x PIACENZA
Depois de uma vitória magra pela Copa italiana durante a semana, contra o Perugia, o técnico do Milan, Carlo Ancelotti, tem de mostrar serviço. O lateral Serginho serviu a seleção brasileira e pode ser poupado.
PERUGIA x BRESCIA
O Perugia conta com uma das grandes promessas do futebol italiano, o meio-campista Fabio Gatti, e subiu de produção nas últimas três partidas. O Brescia tem dois desfalques importantes: Roberto Baggio e Jonathan Bachini.
UDINESE x LAZIO
O argentino Claudio Lopez e o espanhol Gaizka Mendieta devem ficar no banco com o retorno do técnico Alberto Zaccheroni à Lazio. Apesar da posição razoável, no meio da tabela, a Udinese ainda não venceu em casa nesta temporada.