Rio – O Grêmio vai fazer marcação por pressão sobre o Flamengo e tentar ganhar, mesmo que o jogo seja no Maracanã.
No treino tático da manhã desta quarta-feira, no Olímpico, o técnico Tite ensaiou esse tipo de marcação exaustivamente, usando metade do gramado. “Vamos lá, Pedrinho, cerque o lateral deles”, gritava Tite ao seu ala-direita, instigando-o a impedir a saída livre do adversário, ainda ao lado da grande área deste. E complementava pedindo para Marinho também avançar. “Vai, Marinho, fique atrás do Pedrinho como uma segunda barreira!”
Quando o Grêmio tinha a bola, a exigência era de toques de primeira e deslocamentos. Mas os lances sempre passavam por Zinho. Depois, Tite abriu o jogo. “Vamos para ganhar, sim. Agora é matar ou morrer, não tem essa de deixar para o jogo seguinte.”
O treinador do Grêmio explicou que a idéia treinada ontem é tirar a calma do adversário e tentar induzi-lo ao erro de passe. Tite não se impressionou nem com a notícia de que Carlos Alberto Torres pretende usar três atacantes. “Vamos marcar e sair para o jogo do mesmo jeito”, adiantou.
Tite reafirmou que, quando seu próprio time estiver sob pressão, a jogada a ser explorada será o contragolpe rápido para a velocidade do atacante Luís Mário. “Num gramado de dimensões máximas como o do Maracanã, ter um jogador assim será muito importante.”
Luís Mário formará dupla com Cláudio. Eles foram os autores dos gols da vitória por 2 a 0 no Olímpico, pelo Brasileiro, semanas atrás. “Leandro e Rodrigo Fabri, que participaram dos dois últimos jogos – derrotas para Vasco e São Caetano – não estão inscritos na Copa Mercosul. O ex-rubro-negro Rodrigo Mendes ainda não se recuperou de uma torção no tornozelo esquerdo. Já Fábio Baiano ficará no banco de reservas, e tem chances de enfrentar seu ex-clube no segundo tempo, como atacante.